quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Destination Brands - Dica para quem se interessa pelo tema Turismo

Este post é para quem gosta de turismo, mas além das viagens.

Se você é estudante de turismo, pesquisador ou profissional de áreas relacionadas ao Turismo, Marketing e Comunicão, Destination Brands é leitura obrigatória. Um blog formado por dois profissionais super capacitados: Gabriel Greco, formado em Turismo e Diplomado em Construção de Marcas, com seu QG em Buenos Aires, Argentina e seu parceiro Eddy Lara Brito, jornalista e viajante, com QG, em Barcelona, Espanha. 

O blog é super completo e para estudiosos da área é um paraíso!  Se você curte se informar e discutir sobre temas como: marketing e promoção de destinos, não deixe de visitá-lo. O espaço trata desde Branding, Publicidades Institucionais,  Antropologia, História, Sociologia, Política, Desenho até Jornalismo, Relacões Internacionales, Publicidade,  Desenvolvimento Sustentável,  Gestão e Turismo, entre outras mil coisas! 

O único detalhe é que o blog esta em Espanhol, o que não é um problema para nós falantes de português ou vice-versa. Se você não fala espanhol (boa hora para aprender, se não tem tempo agora), apenas faça uma forcinha que a leitura vai fluir tranquilamente. O blog é claro e bem escrito!




A dica está dada! Aproveite: http://destinationbrands.wordpress.com/

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

As 5 coisas que mais gostamos no Museu do Louvre

Bom, eu já fui sabendo o que gostaria de ver no Louvre, mas nada impediu que eu tivesse grandes surpresas no caminhando por seus extensos corredores, além daquilo que já esperávamos.


1°) Pirâmides: acho que a coisa mais legal foi estar na Praça Cour Napoleon e fazer aquela clássica foto com as Pirâmides e depois estar no subsolo e fazer a mesma coisa com a Pirâmide Invertida.
Esta pirâmides, que na verdade são 5: a Pirâmide principal do lado de fora, rodeada por outras 3 e a "La pyramide Inversée" são rodeadas de mitos, lendas que do meu ponto de vista, tornam-nas mais atraentes. A estrutura foi encomendada pelo presidente François Mitterrand e projetada pelo arquiteto Ieoh Ming Pei (norte-americano de origem chinesa), para dar uma revigora no Louvre e fazer algo que pudesse chamar mais atenção para o Museu, uma vez que o número de turistas em Paris era grande, mas não na mesma proporção ao número de visitas ao Louvre.
A obra ficou pronta em 1989, houve em 2009 as comemorações de 20 anos das Pirâmides (com exeção da Pirâmide Inversa que é mais recente). É de imaginar-se que uma construção como esta trouxe polêmicas, dividindo as opiniões entre: os que acharam que o arquiteto soube dialogar entre o moderno e o clássico e os que acharam uma afronta esta construção futurista diante da arquitetura clássico Castelo do Louvre.
Porém, a coisa que mais me chama a atenção na história das pirâmides, são as interpretações maçônicas sobre elas ou ainda lendas como a de que o número de vidros que compõem a principal pirâmide seria o número da besta 666, o que inclusive, já foi desmentido pelo próprio Museu que declarou que a Pirâmide tem 673 peças de vidro.


2°) Psique reanimada pelo beijo de Cupido, escultura do italiano Antonio Canova: esta é para quem gosta de mitologia e literatura. Eu conhecia superficialmente a história de Cúpido e Psique, mas quando vi a imagem, me apaixonei, ironia, não? A obra é linda, emociona. Psique com suas asas de borboleta. Se quiser ler sobre a lenda que inspira esta obra (e outras tantas, algumas que inclusive estão no Louvre também)
visite o site: http://www.brasilescola.com/mitologia/cupido-psique.htm

3°) Mona Lisa: esta é a principal atração do Museu e todo mundo sabe do que se trata. É também para onde todos os turistas correm, assim que passam a catraca da bilheteria e ao seu redor é a zona do empurra-empurra. Acho que alguém já deve ter falado para você que a Monalisa é bem menor do que você imagina, que há uma corda de segurança protegendo-a dos turistas e também um vidro a prova de bala, colocado logo após ao seu retorno ao Louvre (depois do roubo e anos de sumiço da Mona Lisa), um psicopata ter jogado ácido sobre ela, danificando a parte inferior da obra. Foram anos e anos de reforma e se não bastasse em 2009, uma russa maluca, jogou uma xícara vazia de café contra o quadro, a pintura desta vez não foi danificada, pois a xícara quebrou na proteção de vidro à prova de balas. Segundo as autoridades, a mulher só fez isso porque estava indignada após não conseguir a cidadania francesa. A russa foi presa imediatamente.




4°) Diana e a Vênus de Milo: no quarto lugar para mim há um empate. Por razões diferentes. Diana é importante de forma pessoal, origem do meu nome, e a história de uma deusa que por estas razões decidi acompanhar. Vênus de Milo pela própria obra e pela importância. Ambas são peças de mármores gregas.


                                Diana                                                                                        Vênus


5°) La Liberté guidant le Peuple, de Eugène Delacroix. Sempre gostei desta obra, desde o tempo dos livros de história do colégio, a Liberdade tem uma representação feminina. Desde sua exibição no Salão de Paris, em 1831. Simboliza democracia e da República da França .




Estas são minhas obras preferidas exibidas atualmente no Museu do Louvre. Que tal escrever aqui para nós quais são as suas?

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Viajando de Maneira Diferente, por Paulo Coelho

Confesso que faz muito tempo que não leio nenhum livro do Paulo Coelho, mas que li muitos na minha adolescência, hoje navegando sem objetivos na internet encontrei este post dele em seu próprio blog, que achei genial. Descreve perfeitamente o que senti viajando nestes últimos anos e com as conclusões que tanto eu quanto o Lorenço havíamos tirado dessas andanças todas, como dizemos: concordo com o escritor brasileiro em gênero, número e grau! Vale a pena ler e (re) pensar sua maneira de viajar.

Viajando de maneira diferente


Desde de muito jovem descobri que a viagem era, para mim, a melhor maneira de aprender. Continuo até hoje com esta alma de peregrino, e decidi relatar neste blog algumas das lições que aprendi, esperando que possam ser úteis a outros peregrinos como eu.
1] Evite os museus. O conselho pode parecer absudo, mas vamos refletir um pouco juntos: se voce está numa cidade estrangeira, não é muito mais interessante ir em busca do presente que do passado? Acontece que as pessoas sentem-se obrigadas a ir a museus, porque aprenderam desde pequeninas que viajar é buscar este tipo de cultura. É claro que museus são importantes, mas exigem tempo e objetividade – voce precisa saber o que deseja ver ali, ou vai sair com a impressão de que viu uma porção de coisas fundamentais para a sua vida, mas não se lembra quais são.

2] Frequente os bares. Ali, ao contrário dos museus, a vida da cidade se manifesta. Bares não são discotecas, mas lugares onde o povo vai, toma algo, pensa no tempo, e está sempre disposto a uma conversa. Compre um jornal e deixe-se ficar contemplando o entra-e-sai. Se alguém puxar assunto, por mais bobo que seja, engate a conversa: não se pode julgar a beleza de um caminho olhando apenas sua porta.

3] Esteja disponível. O melhor guia de turismo é alguém que mora no lugar, conhece tudo, tem orgulho de sua cidade, mas não trabalha em uma agência. Saia pela rua, escolha a pessoa com quem deseja conversar, e peça informações (onde fica tal catedral? Onde estão os Correios?) Se nao der resultado, tente outra – garanto que no final do dia irá encontrar uma excelente companhia.

4] Procure viajar sózinho, ou – ser for casado – com seu conjuge. Vai dar mais trabalho, ninguém vai estar cuidando de voce(s), mas só desta maneira poderá realmente sair do seu país. As viagens em grupo são uma maneira disfarçada de estar numa terra estrangeira, mas falando a sua língua natal, obedecendo o que manda o chefe do rebanho, preocupando-se mais com as fofocas do grupo do que com o lugar que se está visitando.


5] Não compare. Não compare nada – nem preços, nem limpeza, nem qualidade de vida, nem meio de transportes, nada! Voce não está viajando para provar que vive melhor que os outros – sua procura, na verdade, é saber como os outros vivem, o que podem ensinar, como se enfrentam com a realidade e com o extraordinário da vida.



6] Entenda que todo mundo lhe entende. Mesmo que nao fale a lingua, nao tenha medo: já estive em muitos lugares onde nao havia maneira de me comunicar através de palavras, e terminei sempre encontrando apoio, orientação, sugestões importantes, e até mesmo namoradas. Algumas pessoas acham que, se viajarem sózihas, vão sair na rua e se perder para sempre. Basta ter o cartão do hotel no bolso, e – numa situação estrema – tomar um táxi e mostra-lo ao motorista.

7] Não compre muito. Gaste seu dinheiro com coisas que nao vai precisar carregar: boas peças de teatro, restaurantes, passeios. Hoje em dia, com o mercado global e a Internet, voce pode ter tudo sem precisar pagar excesso de peso.
8] Não tente ver o mundo em um mês. Mais vale ficar numa cidade quatro a cinco dias, que visitar cinco cidades em uma semana. Uma cidade é uma mulher caprichosa, precisa de tempo para ser seduzida e mostrar-se completamente.

9] Uma viagem é uma aventura. Henry Miller dizia que é muito mais importante descobrir uma igreja que ninguém ouviu falar, que ir a Roma e sentir-se obrigado a visitar a Capela Sixtina, com duzentos mil turistas gritando nos seus ouvidos. Vá à capela Sixtina, mas deixe-se perder pelas ruas, andar pelos becos, sentir a liberdade de estar procurando algo que não sabe o que é, mas que – com toda certeza – irá encontrar e mudará a sua vida.

Paulo Coelho

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Paris - Museé du Louvre - Museu do Louvre

Não é novidade que o Louvre é parada obrigatória em Paris. Mas vamos ser sinceros: é uma questão de escolha o quanto você quer ver de Paris e o quanto você quer ver do Louvre. Em uma viagem rápida a Paris, é impossível ver 1/3 do Museu. Simplesmente é gigantesco em todos os aspectos. Eu imaginei e fui preparada para o espaço físico ocupado pelo Louvre, mas só estando lá para ter ideia de como o prédio é enorme, longo e se não bastasse com vários andares. Então, já viu né? Prepare-se para andar, andar e andar lá dentro.

Dica para economizar tempo e pernas dentro do Louvre sem perder o que você mais quer ver!

Como nós fomos relativamente com pouco tempo para ficar em Paris, fizemos o seguinte (e é o que eu indico se você tiver pouco tempo e não for um grande especialista e/ou apreciador de arte). Se sabe o que há no Louvre para ver: ótimo! Se não sabe, dê uma olhada no site do Museu e escolha as coisas que mais deseja ver, se é cabeça-de-vento como eu, liste se necessário.  Se for mais metódico e gostar de mapas e plantas como meu marido, procure no site o mapa do local e já estude a posição das obras que deseja ver, isto pode evitar a perda de algum tempo e também economizar as suas pernas. Se não, tiver tanta paciência assim, tudo bem. Junto com seu ingresso você ganhará um mapa da planta do Museu  e a indicação da localização das obras "mais pops", como Mona Lisa, por exemplo. (Mapa disponível em alguns idiomas - não há em português, apenas em espanhol, inglês, francês, italiano e chinês). 
E se você gosta de improvisar nas viagens e ser levado pela multidão, esqueça tudo isto e apenas caminhe pelos salões, já será uma grande experiência! (Dica: se você se perder durante o passeio, siga o grupo de chineses, eles sempre sabem onde estão indo).

Entradas/Tickets para o Museu

Se souber exatamente o dia e hora que você quer estar no Louvre, compre seu ingresso pela internet através site do Museu e evite filas. Entre. 
Óbvio que como toda grande e famosa atração turística mundial, terá grandes filas, se quiser evitá-las compre seu ingresso antecipadamente ou esteja lá muito cedo. Outra dica, se der para encaixar no seu dia, é passar lá um dia antes do qual você pretende fazer a visita uns 15 minutos antes de o Museu fechar (que já não haverá filas para compra dos ingressos) e comprá-lo para o dia seguinte. 

Se você tiver cidadania européia e for estudante com menos de 25 anos, não precisará pagar ingressos. É uma lei na França para beneficiar estudantes, porém, não esqueça que terá que provar tudo isto na hora da compra do ingresso e da entrada, então,  não esqueça seu passaporte europeu e a carteirinha internacional de estudante. 
Fique atento ao site do Museu antes de ir visitá-lo, porque, quando fomos havia uma promoção que nas quartas-feiras e sextas-feiras após às 18h00 os ingressos passavam a ser vendidos pela metade do preço (para qualquer idade, nacionalidade, etc...) e o Museu ficava aberto até às 22h00.  Isto foi em Julho/2010. Hoje entrei no site do Museu e não encontrei mais está promoção. Fiquei de olho, pode ser que uma melhor apareça ou esta retorne. 


Feito isto, curta a visita! O Louvre é um museu de arte, mas para mim, ele tem toda a cara de museu de "história da humanidade", vale muito a pena! E claro, se você leu o livro de  Dan Brown, publicado em 2003 ou viu o filme "O Código da Vinci", não se esqueça de ir até o subsolo ver a famosa pirâmide invertida e não há como não lembrar do livro durante vários momentos do passeio pelo museu. 
Ah, pode-se fotografar dentro do Museu, desde que sem flash. 





quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Twitter @minhasviagens_


Oie, Pessoal!

Mais uma novidade no nosso blog! 

Agora temos twitter, como todo ser moderno que se preze. Vamos anunciar lá, quando houverem novos posts e também links de amigos e outros blogs do assunto que gostamos e achamos legal também! 

Não esqueça de add: @minhasviagens_



terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Protesto sobre este Blog!

Deixe seu comentário!

Galera, no mês de janeiro o número de acessos e procura por este blog cresceu vertiginosamente. O que nos deixou muito felizes e sem saber bem que caminho dar ao blog :). Recebemos emails e recados de amigos nas nossas redes sociais particulares elogiando alguns post, aliás, obrigada
Com isto, tivemos a ideia de colocarmos um "flag counter" (ver na coluna do lado direito ou logo abaixo) para colecionar os acessos internacionais e surpresa: não são apenas de países de Língua Portuguesa que tivemos acessos. Será que deveríamos fazer um blog bilíngue? Ou ainda trilíngue? Quem sabe... É uma ideia... 
Você também encontrará outra mudança, a inserção do botão "Curtir" do facebook. Que nos rendeu vários clics! O que nos leva a crer que várias pessoas estão lendo nossos posts amadores.
O que  não entendemos é porque as pessoas não deixam comentários. Nem positivos, nem negativos.
Por isto, resolvemos fazer este post desesperado de protesto! :)
Pedimos que deixe sua colaboração: críticas construtivas, sugestões, perguntas, curiosidades, ou um "eu estive aqui" para sabermos quem anda nos lendo. Prometemos que tentaremos ajudar a todos que deixarem dúvidas ou perguntas dando um feedback. 
Aos poucos o blog está ganhando outra cara e além de um diário pessoal de dois viajantes longe da família, acabou tornando-se um blog de consulta para informações úteis para outras pessoas como nós que estão preparando suas viagens!
Então, ajude-nos a "moldá-lo"e prepará-lo melhor, deixando dicas do que você precisa e do que você gostaria de ler por aqui! Assim, poderemos deixá-lo mais atraente para outras pessoas, além dos nossos familiares e amigos.  

Deixe seu comentário em nossos posts e faça dois viajantes mais felizes! 

Valeu!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Pedindo Carona - Europa

Uma das coisas boas de estar na Europa, melhor ainda, no centro da Europa, é a facilidade de locomoção para outros países. São várias alternativas: vôos baratos, trens, aluguel de carro... Mas uma alternativa fácil, rápida e barata é pedir carona.

Não, não precisa escrever o nome da cidade na plaquinha e ir para o acostamento da autobahn. Você pode utilizar sites especializados no assunto para localizar alguém que está indo de onde você está para onde você quer ir. 

Nós utilizamos normalmente o mitfahrgelegenheit.de, que funciona não só dentro da Alemanha, mas por toda a Europa. É tão simples quanto parece. Quem está planejando viajar e tem lugar livre no carro, anuncia no site. Basta utilizar a busca, localizar uma oferta que se encaixe com suas necessidades, e contactar o motorista para combinar detalhes.

Além de caronas em viagens de carro, você pode encontrar lá algum grupo que esteja procurando por mais um ou alguns integrantes para utilizar tickets para viagem em grupos, coisa bem comum (e barata) na DB. Claro, você também pode anunciar um ticket de grupo, ou ainda uma vaga no seu carro.

E isso funciona bem? Bom... nossa experiência com o site (utilizamos ao menos quatro vezes, buscando e oferecendo, inclusive saindo da Alemanha) foi muito boa, sempre deu certo. Nào temos de que reclamar. Porém, amigos já tiveram más passagens.

Visitas do Mundo Inteiro

Free counters!