terça-feira, 6 de setembro de 2011

Baviera - Schloss Fantasie

Era final de semana, não estava tão frio e agora os dois tinham bicicletas. Ótima oportunidade então, para explorar a cidade de bike! Já tínhamos dado muitas pedaladas pelo centro da cidade e região, mas havia um tal de Schloss Fantasie que ainda não havíamos visitado, procurando informações na net, não encontravamos muita coisa, principalmente sobre o caminho para irmos de bicicleta, os chamados "fahrradweg". Naquele momento eu pensava que apesar do nome de "Castelo", ele não era nada mais que um parque, depois da visita entendi que era ambos. Juntamos o pouco de tudo que sabíamos e fomos em frente, o caminho tinha até algumas áreas "radicais", estávamos tão acostumados com áreas planas que quando vimos uns morrinhos os dois sedentários aqui se surpreenderam e logicamente ficaram mortos.
No caminho descobrimos que não encontrávamos informações sobre o Schloss Fantasisie, porque procurávamos de forma errada. Ele não está exatamente em Bayreuth, mas em uma "vila" vizinha, os chamados "dorf". 

Bom, o lugar é um mix de parque, castelo e museu... bem interessante o passeio por lá. Há um palácio renascentistas de 1757, que pertenceu a  Elisabeth Friederike Sophie, a Duquesa de Württemberg - foi a única filha de Margrave (uma espécie de Conde ou Marquês) Friedrich  e Guilhermina (personagens importantes da história de Bayreuth e região) e ela o usou como segunda residência de verão. O Palácio, suas obras de artes e seus jardins estiveram no poder dos descendentes da Duquesa Elisabeth até 1882, quando o Duque Pilhip decide vendê-lo a um senhor feudal.  A residência passou por vários proprietários, até que em 1929, novamente em mãos aristocráticas,  de Edmund Fürst von Wrede e sua mulher argentina e muito rica, Edda, ela o embeleza e o aumenta. Porém no período do Terceiro Reich se tornou "compulsão voluntária" e Edmund teve que vender sua propriedade, junto com todo o mobiliário por um preço ridiculamente baixo para a administração imperial dos professores nazistas. A família se retirou para a Argentina. Em 1945, as forças americanas vindas de Bamberg , tomaram o que restou do Palácio que já havia sido completamente saqueado e o usaram como hospital. Com o fim da guerra a  Cruz Vermelha da Baviera alugou o prédio e o transformou em  hospital de tuberculosos. Já na década de noventa o Estado da Baviera, de acordo com os planos da Administração dos Palácios da Baviera transformou toda a área em Museu.

O resultado desta história toda foi um palácio magnífico, com um jardim agradabilíssimo, com lagos, vegetação e flores diversificadas, um paisagismo lindo e coisas intrigantes: como algumas tumbas ou homenagens a personagens históricos, no meio dos jardins!








Visitas do Mundo Inteiro

Free counters!