Beco de Ouro/Rua de Ouro ou Beco Dourado em Tcheco Zlatá ulička é um lugar pitoresco, singelo, no meio de tanta ostentação do Castelo de Praga, porém lindo e envolvente em sua simplicidade e como não poderia ser diferente repleto de lendas - acho que é isto que acontece com aqueles lugares que se conservam não apenas na memória, mas fisicamente por mais de 10 séculos...
O Beco de Ouro constitui um dos pontos chave da visita ao Castelo de Praga. O nome sugere um lugar reluzente, mas como vocês já devem ter percebido não trata-se nada mais do que uma ruazinha humilde onde viveram os serventes da Corte: militares, artesãos, diversos e principalmente os ourives, o que levou a dar-se este nome ao lugar , na verdade nada mais era do que o lugar onde viviam todas as pessoas que trabalhavam para que o Castelo funcionasse. Devido ao seu nome, espalham-se lendas acerca da rua cheia de alquimistas que se debruçavam sobre os alambiques borbulhantes tentando produzir ouro para Rodolfo II (O Rei louco). De fato os alquimistas tinham laboratórios na Rua Vikářská, mantidos pelo Rei na travessa entre a Catedral e a Torre de Pólvora.
As casas foram construídas no século 16, no interior do castelo mesmo, como uma pequena vila para os 24 guardas do castelo de Rodolfo II. Um século depois, os ouvires mudaram-se para as casas e modificaram os edifícios, que são muito pequenos, ocupando o menor espaço possível. As casas foram habitadas até a II Guerra Mundial. Hoje o Beco de Ouro foi transformado em local de lojas de souvenires, galerias e exposições singulares.
Curiosidades e um pouco mais de lenda:
A casa de número 22 é a mais conhecida do Beco Dourado. Entre os anos de 1916-17, Franz Kafka e a sua irmã ficaram hospedados ali. Freqüentemente chamada casa “Metamorfosis” e onde hoje você pode encontrar os livros de Kafka a venda, canecas, imãs de geladeira tudo com seu nome, não sei se ele gostaria de saber disto hoje, tenho minhas dúvidas...
Ainda ai você vai encontrar a instalação da Museu do Brinquedo, sua entrada não está incluída na visita ao Castelo, é um ingresso a parte.
Dicas para visitantes:
A escada dentro da casa número 12 acaba no terraço antes da Torre Daliborka, que servira de prisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário