Para muitos pode parecer sim, um tanto mórbido, ou no mínimo estranho. Para quem tem um marido como o meu que adora pesquisar o passado e a história, nem tanto. Para mim, é um prato cheio para bons e inusitados clicks, em grande parte das vezes todos os cemitérios carregam muita arte e beleza arquitetônica!
Cada um de nós procura os cemitérios por razões diferentes. Na Alemanha, Lorenço procurava por algum Neckel, ou alguma ligação do passado com o pouco que sabe da história de sua família que imigrou para o Brasil. Eu sou adepta dos cemitérios depois de ter morado na Argentina e ter ouvido falar tanto do Cemitério da Recoleta, um dos pontos turísticos mais badalados por lá, achava super esquisito, até que fui visitá-lo e vi arte por todos os lados. Lindo!. A partir dai nunca mais parei: voltei várias vezes ao Cemitério da Recoleta e também procurando outros neste mundo adora e olhando de maneira diferente para eles (mas, isto é material para outras histórias).
Porém, acho que poucas pessoas que planejam ir a Paris, colocam em seu roteiro ou na lista de atrações imperdíveis um cemitério. Nós, procuramos por ele depois de receber a dica de nossa amiga Cynthia, que estava morando em Paris por um tempo.
Na verdade, o que nos levou até o Cemitério de Père-Lachaise, desta vez não foi a busca por antepassados, nem a de arte, e sim, a busca por personagem ilustres de muitas áreas diferentes.
O Cemitério está um pouco fora do centro de Paris, além disso, prepare-se: o cemitério é gigantesco! Em sua fundação ele possuía 17 hectares atualmente conta com 43 hectares. Nós só descobrimos isto lá! Foi como procurar tesouros dentro do cemitério através de pistas, porque havia apenas uma mapa na entrada e mesmo com a foto que tiramos do mapa para nos guiar não ficou tão fácil. Agora também descobri que existe um site oficial do Cemitério, acho que não somos os únicos que se perdem por lá. Através do site: http://www.pere-lachaise.com você pode ter uma visualização do Cemitério e ver os túmulos das personalidades e sua localização dentro do Cemitério. Há muitos notáveis, franceses e não franceses que escolherem Paris para passar seus últimos dias. Por exemplo, a cantora Édith Piaf, o irlandês Oscar Wilde e o cantor Jim Morrison que em 2006, seu túmulo recebeu proteção por conta de várias pessoas que iam até lá para ter relações sexuais, fumar ou fazer outras homenagens exóticas ao ídolo.
O fato é que o Cemitério de Père-Lachaise parece um grande parque e passa um ar de paz e harmonia incrível, muito arborizado e com subidas e descidas.
Fica a dica para conhecer um lado diferente de Paris e uma caminhada agradável.
Como chegar no Cemitério Père-Lachaise:
Pegue a linha de metrô número 03 - Direção Gallieni e desca na estação homônima ao cemitério: Père-Lachaise. Atravesse a rua e econtrará uma das entradas laterais do Cemitério.
Túmulo de Oscar Wilde
Na Argentina, eu fui visita o cemitério onde tem o
ResponderExcluirtumulo da Eva Perón e pres. Sarmiento, tem muitas capelas e até que é bonito, cosiderando o tipo de lugar..rsrs
É muito bonito o Cemitério da Recoleta. Ainda farei um post sobre ele! Vale muito a pena a visita. São obras de arte.
ResponderExcluirAguante el Cementerio de la Recoleta,donde está Evita! y tb una mujer que fue novia de Jorge Luis Borges.Adorei Pére Lachaise,eu sabia so que estava Jim Morrison,mas descobrí outras pessoas conhecidas,e bonito ,poetico de mais,Pere Lachaise.
ResponderExcluir