O Garten e o Eremitage eram um dos meus lugares preferidos em Bayreuth, fui até o Jardim algumas vezes de ônibus ou de bicicleta (que era muito legal) e em todas as estações. Todos os amigos que nos visitavam, tinham como um dos pontos de parada o Eremitagem. Sem contar que a torta de limão de um dos cafés de lá era uma delícia. Humm...
A história do Eremitagem está ligada a Marquesa Wilhelmine (Guilhermina - não sei porque alguns nomes tem tradução e outros não...) e a seu esposo o Marquês Friedrich, alías como tudo de maior importância histórica em Bayreuth, podemos dizer que eles (principalmente a Marquesa, admiradora da Arte e Cultura), foram responsáveis pela época áurea de Bayreuth.
Em 1715 o Marquês Georg Wilhelm construiu o hoje chamado "Alte Schloss" na área central da cidade e há uns 5 km dali, possuía um Zoológico. Mais tarde seu filho o futuro Marquês Friedrich resolveu construir um Eremitagem onde havia o Zoológico de seu pai, sobre isto, em alguns fontes eu li que este lugar era para o Marquês Friedrich brincar de ser membro de uma ordem de eremitas em outras fontes que ele construiu o Eremitagem e enviou seus cortesãos para uma vida de ordem eremita, sendo qualquer uma delas a versão real, todas me soam muito estranhas. Povo esquisito, sei lá... De qualquer modo, parece um lugar perfeito para isto, longe da área central da cidade, super tranquilo, transbordando paz e com jardins magníficos.
Porém, em 1735, quando o Marquês Friedrich se casou com Wilhelmine ele a presenteou com o Eremitagem. Fascinada por aquele complexo único ela adicionou mais seções: um Espaço para Música, um Gabinete Japonês e o Gabinete Chinês dos Espelhos, no qual ela escreveu suas celebres memórias.
Entre 1743 e 1745 vários edifícios e fontes foram construídas pelo Jardim, assim como as Grutas Baixa e Superior e a Restauração das Ruínas do Teatro Romano e a criação de um novo Teatro ao ar livre. A Marquesa Wilhelmine também foi a responsável por introduzir muitos elementos barrocos ao Jardim e às construções. Os Jardins e o Eremitagem foram criados quando este tipo de Jardim não existia em toda a Alemanha, sendo o primeiro do estilo no século XVIII.
Andar por lá e admirar o jardim, se perder pelos labirintos verdes, ver as lindas fores (foi lá que fotografei uma raridade: a Tulipa Negra), tomar um café e fotografar este jardim é gostoso demais, com exceção de ir de bicicleta no inverno, que além de congelarmos os narizes no percurso de 5 km da nossa casa até o Eremitagem, é muito escorregadio pedalar e dificil de se locomover com as bikes por lá.

O fato é que se for a Bayreuth, não importa a estação do ano sempre é um passeio agradável. De outubro a março o acesso aos prédios está fechado, mas o acesso ao jardim continua aberto, as fontes estarão cobertas, secas ou congeladas! :)
Se quiser passar um dia todo por lá, poderá fazer um pique-nique ou almoçar uma comida típica da cidade em um dos restaurantes.
PARA CHEGAR: É simples. No terminal Central de ônibus pegue o número 2 até o "Eremitage" ou vá de bike ou carro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário