quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Paris - Château de Versailles - Outros cômodos do Castelo

Continuando o passeio pelo deslumbrante Versailles: 
 
     Salon de l'Oeil-de-Boeuf                               

Era o Salão onde os cortesãos ficavam esperando para serem introduzidos na câmara real, incluindo um guarda suíço que guardava a entrada (como os do Vaticno, do Papa). 

A Câmara do Rei

Em 1701, Luís XIV,  mudou seu quarto para a sala de estar localizado na direção leste-oeste do castelo, de frente para o sol nascente. Uma das três portas tinha como vista a Galeria dos Espelhos
O corrimão de madeira dourada que separa a cama do resto da sala foi esculpida. Neste quarto que Luís XIV, morreu em 01 setembro de 1715, depois do reinado de 72 anos. A decoração é sumptuosa de brocado de ouro e prata.  O quarto vermelho é decorado com pinturas, escolhido por Luís XIV.
Entre as duas chaminés,  de Luís XV, foi colocado um busto de Luís XIV, por Anthony Coysevox, um relógio, um barómetro e quatro candelabros que pertenceu ao Conde de Provença, irmão de Luís XVI.



O Conselho de Ministros

 Adjacente câmara do Rei, aberto ao Salão dos Espelhos, está o Conselho de Ministros. Foi somente em 1755, no reinado de Luís XV, que este lugar ganhou sua forma atual. Este resulta da união de duas salas: Gabinete do rei Luís XIV, quando reuniu os Conselhos (financeira ou do Estado) e do Gabinete de termos (local mais intimista, onde Luís XIV, encontravasse com um círculo familiar ou pequeno, à noite, após jantar). 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitas do Mundo Inteiro

Free counters!