Estas duas construções encontram-se dentro do Jardim de Versalles. O Grand Trianon, foi construído em 1687-1688 para ser a residência de Luís XIV e da sua família. Acompanhado o Grand Trianon está o Petit Trianon, em estilo neo-clássico, foi erguido por Jules Hardouin Mansart , en 1687 em substituição ao "Trianon de Porcelana", que Luis XIV havia ordenado construir en 1670 para fugir dos fastos da Corte e viver seus amores com Madame de Montespan.
Tanto o Petit Trianon e o seu parque estão diretamente assossiado à memória de Mário Antonieta que foi a única rainha a impor seu gosto pessoal ao Versalles e também o usava como refúgio de tranquilidade e intimidade. Segunda a história conta, a esposa de Luis XVI, gostava de aproveitar os prazeres de uma vida simples e campestre, longe das "obrigações" do Versalles.
Os prédio estão em ótima conservação e foram abertos ao público apenas em 2006 . Conta ainda com os chamados "Jardins da Rainha", que cotem a gruta para a qual Maria Antonieta fugiu durante a Revolução e de onde foi levada para o Palacio das Tulleirias e de lá para a forca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário