Já citamos várias vezes aqui o passado político de Parga em relação às guerras e principalmente a este passado recente Comunista que trás tantas lembranças amargas aos praguenses e tão cheio de maus adjetivos. A História da Revolução de Veludo é muito envolvente e interessante, indico leituras a respeito aos interessados por este tipo de assunto. Não vamos nos alongar sobre isto e nos repetir porque não somos especialistas nas áreas de política ou história, porém, como turistas observadores não poderiamos deixar de citar este detalhe tão curioso que evidencia o ressentimento da população de Praga no que diz respeito ao Período Comunista.
Localizado bem no centro da cidade está o Museum of Communism, que não faz parte do roteiro turístico da cidade, por razões obvias. Trata-se de uma exposição permanente que mostra o antigo regime sob vários aspectos: a vida diária, políticos, propaganda, educação, arte. Lá também pode ser visto como era o sistema de interrogatório da Polícia Secreta bem como um documentário sobre o período 1968-1989. O curioso está nas ironias que já estão implícita nas imagens que indicam a entrada para o museu, onde um ursinho "meigo", "amigo" que segura uma metralhadora, ou uma Matyoska (típica bonequinha russa), com dentes afiados que recepciona os visitantes. Outro detalhe importantíssimo é que o Museu fica nos fundos de um prédio (quase impossivel de localizá-lo) onde funciona um Cassino e logo ao seu lado o MacDonald's. Quais coisas representariam melhor uma crítica direta ao Sistema Comunista? Achei esta atitude o máximo e muito interessante!
Outro edifico, desta vez, nada oculto, pelo contrário bem evidente às margens do Rio Maldova, em uma das principais ruas da cidade e uma das mais movimentas, está outro edifício não menos interessante, criado em 1994, pelo arquiteto croata-tcheco Vlado Milunić, em cooperação com o arquiteto canadense Frank Gehry, para ocupar um terreno baldio com restos de um antigo edifício, do bombardeio de Praga, de 1945.
O edifício é conhecido como Dancing House, porque lembra um casal de dancarinos, mas seu nome correto é Nationale-Nederlanden. A ideia inicial era que ali funcionasse um Centro de Cultura, porém hoje trata-se de muitas salas comerciais a maioria ocupadas por escritórios de grandes multinacionais.
Impossivel não olhar para esta construção tão curiosa no meio de tantos prédios neobarroco, neogótico e art nouveau pelos quais Praga é famosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário