Já citamos várias vezes aqui o passado político de Parga em relação às guerras e principalmente a este passado recente Comunista que trás tantas lembranças amargas aos praguenses e tão cheio de maus adjetivos. A História da Revolução de Veludo é muito envolvente e interessante, indico leituras a respeito aos interessados por este tipo de assunto. Não vamos nos alongar sobre isto e nos repetir porque não somos especialistas nas áreas de política ou história, porém, como turistas observadores não poderiamos deixar de citar este detalhe tão curioso que evidencia o ressentimento da população de Praga no que diz respeito ao Período Comunista.
Outro edifico, desta vez, nada oculto, pelo contrário bem evidente às margens do Rio Maldova, em uma das principais ruas da cidade e uma das mais movimentas, está outro edifício não menos interessante, criado em 1994, pelo arquiteto croata-tcheco Vlado Milunić, em cooperação com o arquiteto canadense Frank Gehry, para ocupar um terreno baldio com restos de um antigo edifício, do bombardeio de Praga, de 1945.
O edifício é conhecido como Dancing House, porque lembra um casal de dancarinos, mas seu nome correto é Nationale-Nederlanden. A ideia inicial era que ali funcionasse um Centro de Cultura, porém hoje trata-se de muitas salas comerciais a maioria ocupadas por escritórios de grandes multinacionais.
Impossivel não olhar para esta construção tão curiosa no meio de tantos prédios neobarroco, neogótico e art nouveau pelos quais Praga é famosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário