Outro momento importante da nossa viagem (para os dois "ogrinhos" aqui), foram os momentos das refeições. De modo geral, a comida não foi tão surpreendente para nós, porque não se diferencia tanto da alemã: é baseada em batata, repolho e carne de porco, então, não foi desta vez que nos livramos das batatas.
Na culinária Tcheca as duas coisas que mais se distanciam da alemã são com certeza: o nome dos pratos (sem condições de acertarmos ou lembrarmos) e também o sabor da cerveja, embora também seja a bebida nacional da República Tcheca está muito longe da qualidade alemã. Eu sei, especialista dirão o contrário...
Nas feiras ao ar livre era muito comum, encontrarmos o famoso “presunto tcheco” e um doce muito comum por lá o Ceske Trdlo. Parece uma massa de pão enrolada num cilindro de metal que vai ao fogo. Depois de cozida a massa recebe uma camada de açúcar e canela. Porém, não chegamos a provar nem um nem outro.
Os costumes alimentares da população tcheca não diferem muito das outras nações européias. O dia é dividido em partes pela trindade dos pratos: o café da manhã, o almoço e o jantar. Para maioria dos tchecos, o almoço é o prato principal do dia. Em casa ou no restaurante, o almoço típico consta de três pratos: sopa, prato principal e sobremesa (ou, eventualmente, salada). "Tudo começa com a sopa", dizem as mães tchecas aos seus filhos. Nos provamos uma sopa deliciosa dentro de um "prato de pão" (também muito bom por sinal), perfeito pra temperatura de lá. Assim como para os alemães a sopa de goulash é popular por lá também, mas sempre servida no pão, já aqui na Alemanha na maioria das vezes não.
O Lorenço mais corajoso provou língua de boi defumada como uma entrada. Eu nem tentei. Mas o que eu não podia deixar de comer era a sobremesa, cada combinação de crepe: com chocolate, frutas, sorvetes, licores... ai, enlouqueci! Vale muitooo a pena! Culinária também faz parte da cultura de um povo e diz muito sobre este e eu não tenho problemas em experimentar! ;) (em geral).
Aconselho sempre que viajarem ir sem preconceitos e tantar comer os pratos locais, nada de sair de um lado do mundo e ir pra outro para comer MacDonald's, me poupe!
Aconselho sempre que viajarem ir sem preconceitos e tantar comer os pratos locais, nada de sair de um lado do mundo e ir pra outro para comer MacDonald's, me poupe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário