Torre Eiffel. Indispensável qualquer apresentação, certo? Para quem não sabe, há um site oficial com uma "cartilha" sobre toda a história da Torre e também com informações sobre o funcionamento e acesso: http://www.tour-eiffel.fr.
Trata-se de uma construção muito, muito, muito imponente, sem dúvida e um grande monumento símbolo da arte ousada do século XIX, com um apelo universal. Em média, seis milhões de pessoas sobem anualmente até o topo da Torre (por isto se prepare: a fila é gigantesca sempre, em quaisquer condições), o que a torna o monumento pago mais visitado no mundo, sem contar o número de pessoas que a vêem e não tomam o elevador e aqueles que a conhecem sem jamais tê-la visto de perto, apenas em fotografias ou nos tantos filmes que a eternizam.
Diferente de outros monumentos famosos pelo mundo, a Torre Eiffel, se adapta sempre ao seu tempo, pela mudança das cores, que já foram 6, pela decoração, iluminação, efeitos especiais em datas comemorativas. É um monumento histórico sempre moderno.
Localizada no Champ de Mars, em Paris, se tornou um ícone mundial da França . A Torre Eiffel é o edifício mais alto de Paris (não incluindo as antenas de transmissão, a Torre é a segunda estrutura mais alta da França, atrás apenas do Viaduto de Millau, concluído em 2004) e foi até 1930 o mais alto do mundo, quando perdeu o posto para o Chrysler Building. Nomeada em homenagem ao seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel, a torre foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889, tendo seu projeto selecionado através de um concurso público de design arquitetônico promovido pelo Governo da França para esta exposição. Aliás, parece que os franceses gostam disto, alguns monumentos que visitamos foram construídos através de seleção de concurso público .
O fato é que a Torre é linda durante o dia, mas o jogo de iluminação que sempre é variável também é incrível.
Uma dica para os que tiverem mais tempo em Paris e quiserem uma atividade a la francesa ou ainda curtir um momento romântico: vá para a Champ de Mars um pouco antes do horário do pôr-do-sol, veja a Torre com a luz do dia, ao entardecer e também acendendo-se, a cada hora cheia ela tem efeitos de luzes especiais que duram uns 3 minutos, para isto, leve uma toalha ou uma ganga, passe em algum um supermercado e compres deliciosos queijos franceses, outros frios a seu gosto e acompanhe com um delicioso vinho ou um champagne! Você terá com certeza um final de dia agradabilíssimo! No nosso caso foi ainda mais especial, estávamos comemorando um ano de casamento.
Dados Construtivos da Torre Eiffel
A Torre tem 300 metros de altura. Somando-se a extensão da antena, a altura total da Torre é de 320,75 metros. Seu peso total é de sete mil toneladas, incluindo 40 toneladas de tinta. Possui 15 mil peças de aço e 1652 degraus até o topo. Felizmente, um sistema de elevadores também foi instalado.
A Torre possui três plataformas e nos seus detalhes há nomes de setenta e dois cientistas, engenheiros e outros franceses notáveis que estão gravados em reconhecimento a suas contribuições, porém, estas gravações foram cobertas de tinta no começo do século XX, e restauradas em 1986-1987 pela Société Nouvelle d'exploitation de la Tour Eiffel, uma companhia contratada para negócios relacionados à Torre. Do topo, o ponto mais alto de Paris, tem-se uma vista panorâmica da cidade. De tirar o fôlego quando existem poucas nuvens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário