O Heilig-Geist-Spital (Hospital Espírito Santo), em Nuremberg, tem quase 700 anos de história. Foi fundado oficialmente em 1332 junto a "Capela de Todos os Santos" é um dos maiores hospitais da Idade Média, projetado inicialmente para 200 leitos por Konrad Gross. O hospital era muito pequeno e foi construído sobre o Rio Pegnnitz, no inicio privilegio dos mais ricos de Nuremberg. Acabou se tornando um dos maiores hospitais da Cidade Imperial e servindo a população e vivendo de doações.
A segunda parte do hospital, que tem uma vista privilegiada para o Rio Pegnitz, foi construída especialmente para os leprosos que naquela época ficavam separados do restante dos doentes.
O Hospital viveu durante muito tempo de doações, algumas inclusive muito interessantes, porém a maior delas foi no século XIV por Valzner Herdegen, um primo distante de Konrad Gross. Hoje há uma sala decorada com suas sepulturas visitada pelos turistas.
Após a aquisição do Partido Nazista o prédio recebeu um caráter arquitetônico reforçado, projetado por Julius Lincke e os traços do historicismo foram removidos. Depois da Igreja do Espírito Santo ter sido destruída na Segunda Guerra Mundial, não foi mais reconstruída, em contraste com os edifícios da sua época. As outras partes do edifício também foram severamente destruída em 1945 por um bombardeio. O hospital foi totalmente demolido, apenas os arcos sobre o rio Pegnitz e os restos das paredes exteriores permaneceram. A reconstrução foi de 1951-53, novamente sobre os cuidados de Julius Lincke, que conduziu desde 1937, a conservação de Nuremberg.
Atualmente o local funciona como uma casa de repouso para idosos e conta com um restaurante. Mas o que importa é que a vista linda e está bem no centro do caminho para os principais pontos turísticos da cidade, impossível não parar para uma foto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário