terça-feira, 12 de outubro de 2010

Kaiserburg ou Castelo Imperial - Nuremberg

Era costume do povo germânico na Europa medieval, a criação de um castelo ao qual ao seu redor se estabelecia uma cidade (por este motivo a Alemanha hoje possui MUITOS castelos para visitar-se), assim foi com  Nürnberg.  



Nürnberg foi o lugar onde Reichstag - Parlamento ou Congresso - reuniu-se até 1543. Foi também a capital não oficial do Sacro Império Romano, que começou quando o Papa da Igreja Católica Romana coroa o primeiro imperador, no dia de Natal, no ano 800 d.C, era o alemão chamado Frank, a maior parte do mundo, o conhece como Carlos Magno, mas ele sempre foi conhecido como Karl der Grosse pelos alemães. Ele foi escolhido como o Imperador pelo Papa, porque ele era católico numa época em que haviam várias outras seitas cristãs na Europa.

O Castelo Imperial tem grande importância histórica, porque foi nele, que entre 1050 e 1571  todos os Kaisers e reis do Sacro Império Romano residiram. 
O Kaiserburg foi fundado oficialmente no século XI como residência do Kaiser (Imperador) Heinrich III, embora hoje estudiosos afirmem que já haviam pessoas estaladas ai desde o ano 1000, embora ainda não se tenha encontrado nenhum documento físico. Em 1332, Nürnberg foi declarada uma cidade imperial, ou um estado, cidade, pelo Rei Ludwig da Baviera, que manteve uma cidade imperial livre, com o seu governo local respondendo apenas ao rei, até 1806, quando foi incorporada no Reino da Baviera, atualmente estado alemão da Baviera, depois da conquista de Napoleão.


A construção costuma ser dividida em três seções: o castelo imperial (Kaiserburg), alguns edifícios da burgraves de Nuremberg ("Burggrafenburg"), e os edifícios municipais da Cidade Imperial , na posição Leste ("Reichsstädtische Bauten").




No século 13, quando Nuremberg tornou-se uma Cidade Livre Imperial , o castelo passou novamente por modificações de todas alterações deste período, a que se destaca é a torre Luginsland, iniciada em 1377.



No pátio do Palácio Imperial, há uma torre redonda "Sinwellturn", do século XII que abriga o poço do castelo "Tiefe Brunnen". Vale uma subida a Torre. Comprando o ticket para o Museu do Castelo e para o Castelo ele também dá acesso a torre de onde se tem uma vista linda da cidade! Pena que neste momento ficamos sem bateria! Acidentes de percurso... mas a vista que se tem da colina do Castelo também é linda. 
O Museu que há dentro do Castelo não vale a pena se você já visitou outros museus na Alemanha de Memória da Tortura ou Museus do Período Medieval, ele é exatamente como os outros e um pouco mais "mixuruca", mas se não visitou nada parecido ainda, vale a pena para completar a rota da história germânica oferecida pela cidade.




Na Segunda Guerra Mundial, o castelo foi danificado em 1944-45, com apenas a capela romana e a Torre Sinwell restaram inteiramente intactas. Após a guerra, o castelo foi restaurado sob a direcção de Rudolf Esterer Lincke e Júlio para a sua forma histórica, incluindo a torre Luginsland que tinha sido completamente destruída. As adições do século XIX foi parcialmente removida em 1934-1935.
Hoje, os edifícios municipais leste do castelo ("Kaiserstallung" e "Luginsland") são utilizados como um albergue da juventude.







2 comentários:

  1. Estive no castelo em 1966. Era um albergue da juventude. Foi maravilhosa nossa estadia lá, éramos 15 amigas do Brasil. Um pouco do nosso coração lá ficou.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo depoimento! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir

Visitas do Mundo Inteiro

Free counters!