Primeiro vamos apresentar um pouquinho da história geral de Nuremberg (em alemão Nürnberg) e nos próximos posts mostraremos um pouco dos pontos turísticos que visitamos, uma vez que a cidade é bem grande e urbanizada, porém convive muito bem com seus quase mil anos de história.
É uma cidade de fatos históricos importantes. Localizada no estado onde vivemos, Bavária, pertence a região administrativa do que os alemães chamam de "Média Francônia" e sendo a maior cidade da Francônia. Depois de Munique conta com o aeroporto mais importante da região.
Os registros mais antigos da cidade, remontam a 1050, quando o local era apenas um núcleo de comércio. Em 1219 a cidade passa a ser uma cidade livre do Sacro Império Romano, desenvolvendo-se rapidamente nos séculos XV e XVI e tornando-se então refúgio de artistas e intelectuais da Europa transformando-se um importante centro cultural também.
Além disso, Nuremberg destacou-se também como importante centro de produção de livros. A obra Liber Chronicarum, de Schedel, foi publicada em 1493 e em 1543 - assim que a cidade aderiu à Reforma foi a vez de "As Revoluções das Esferas Celestiais", de Copérnico.
Outros fatos pelos quais Nuremberg é sempre lembrada é por ter iniciado o movimento pan-germânico e ter sido o local de inúmeros comícios do Partido Nazi (as Reuniões de Nuremberg), assim como pelos Julgamentos de Nuremberg, após a Segunda Guerra Mundial, nos quais foram sentenciados os criminosos mais importantes da guerra da Alemanha Nazista.
Hoje, a região da grande Nuremberg é a que abriga o maior percentual de estrangeiros residentes, 18% das pessoas que vivem ai, vem de diferentes parte do mundo, número grande para a Bavária e ate para o próprio país, por esta razão é considerada "região de mente aberta", onde várias nacionalidades co-habitam com calma, tolerância e paz, segundo informações do site da cidade. Um fato muito interessante se comparado ao seu passado recente e que me preocupa e faz pensar qual o conceito de "tolerância" e "paciência" para os alemães de outra região, então?
Nuremberg também é muito visitada por empresários, pesquisadores e congressistas já que abriga as maiores feiras da Europa e está em grande crescimento comercial, com mais de 1,2 milhões de pessoas que vistam os cercas de 100 eventos comerciais ocorridos durante o ano. O mais interessante para mim: abriga a maior feira de brinquedos do mundo! :)
Nossa... que legal ler sobre Nuremberg. Por coincidência, estavamos falando dessa cidade hoje :)
ResponderExcluirValeu!
Que legal, Mirella! Esperamos ter ajudado. :) Bom tour pleo Blog Nossas Viagens!
ResponderExcluir