quinta-feira, 28 de junho de 2012

Coburg - Baviera - Alemanha

Esta cidade não estava nos nossos planos. Na verdade, foi um dos passeios que nós não planejamos e sim o Welcome Center da Universidade de Bayreuth, o qual já citei aqui, nos acolheu super bem. Em um dos Stammtisch, no Restaurante Oskar, a Senhora Nicodemus, nos propôs o passeio. Iríamos todos juntos, dividiríamos um Bayern Ticket, o que tornaria o passeio bem de baixo custo e também havia uma festa acontecendo em Coburg naquele final de semana. 
Coburg é uma cidade pequena (para brasileiros ao menos), mas não menos importante (para nós brasileiros, inclusive). Coburg está a 100km de Nuremberg, banhada pelo Rio Itz, antiga residência da família Wettin.
A origem da cidade remonta ao século XI, o que mais chama a atenção ao chegar na cidade, é que a regão mantém intacta boa parte das suas construções medievais, que é possível ver e visitar atualmente, porém, elas datam dos séculos XVI e XVII, é um dos locais mais conservado (e originais, não tendo sido reconstruído como réplica, como a maior parte da Alemanha, depois da Segunda Guerra). Dentre estas obras da era medieval, a cidade possui uma muralha tripla, que compõe um conjunto com uma grande Fortaleza, chamada Veste Coburg . Hoje o complexo reúne um grande acervo de armaduras (que de todas as nossas visitas a museus foi a coleção de armaduras qe mais nos impressionou), carruagens, gravuras, etc.
Em 1530, a fortaleza serviu de abrigo a Martinho Lutero,  que naquele momento era considerado foragido. A sala e quarto onde o fundador do protestantismo ficou instalado, ainda mantém o mobiliario e objetos, os aposentos podem ser visitados com um guia, assim como todo o interior da Fortaleza/Castelo. O ingresso custa €5,00.
Outra coisa muito legal da cidade é o Mercado (feira) que acontece aos domingos no centro da Praça, atrás do Mercado fica a Prefeitura construída originalmente em 1577-9 e reformada no século XVIII. 
Os Mercados da Alemanha para mim são sempre muito legais! É uma ótima parada para comer coisas típicas da cidade, conhecer as pessoas, comprar flores. AMO O CLIMA DOS MERCADOS ALEMÃES!
Em Coburg nós experimentamos os "Gebratens Champignons", um mix de cogumelos que você mesmo escolhe as espécies na hora, frito com azeite de oliva e o molho que você desejar! Simplesmente uma delícia!!! Não deixe de provar se for a Coburg. Ah, claro, como de costume bebemos a cerveja local. Como normalmente é na Baviera...sim, a cerveja era boa.
Caminhando um pouco em frente você vai encontrar o Castelo Ehrenburg, seus lindos jardins, onde vimos um casamento acontecendo um charme! Uma cena que guardei na memória e queria muito fazer algo parecido no Brasil (embora aqui todos me chamariam de louca), super simples, básico, mais a coisa mais romântica que já vi... num jardim maravilhoso!  Por uma questão de discrição e educação não fotografei e não vou contar mais para fazer surpresa no nosso.
Bom, continuando pelos jardins começa a subida para a Fortaleza. Dá para ir de trenzinho (aqueles clássicos turísticos), mas aconselho você usar o trenzinho só se tiver dificuldade de locomoção ou for idoso. Do contrário, a vista na subida é linda: de um lado a cidade vista de cima, de outro a Fortaleza cada vez mais perto e você imerso em uma pequena floresta, mas lembrando, não é uma subida tranquila para os sedentários. Eu que o diga!
A família dos Duques de Coburg,viveu no Castelo Ehrenburg, até o ínicio do século XIX, estes Duques não eram muito conhecidos, mas olhando os quadros dentro do castelo da árvore genealógica da família, percebe-se a importância da família A família Saxe-Coburgo-Gota, que contribuiu com vários casamentos importantes como o dos sobrinhos de Leopoldo I (primeiro rei dos Belgas), a Rainha Rainha Vitória da Inglaterra  e seu primo em primeiro grau, o filho do Duque Ernesto I, o Príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gota, com Dom Fernando II consorte real da Rainha Dona Maria II de Portugal. E para nós brasileiros é  em Coburgo, que  jaz o corpo de D. Leopoldina Teresa de Bragança e Bourbon, Princesa do Brasil e Princesa de Saxe-Coburgo-Gota, filha de Dom Pedro IIe de Dona Teresa Cristina, Imperadores do Brasil. 
Outra coisa interessante que eu não entendi bem o porquê, é o Festival de Samba que acontece em Coburg, todo verão! Isto mesmo,  você leu bem: Festival de Samba.... Samba de Alemão para  Brasileiro ver! Falamos um pouco com o grupo (ninguém falava português), eles amaram saber que éramos do Brasil e até pousaram pra fotos. Não quis deixá-los tristes, mas o Samba dos alemães estava mais para Olodum do que Escola de Samba... até hoje eu não consegui descobrir porque eles tem este Festival de Samba, mas sei que a cada ano, cresce e estreita os laços com o Brasil. Vai entender! Foi bom ver um pouco de verde e amarelo na Alemanha! :)


3 comentários:

  1. Oi adorei suas colocações sobre essa cidade maravilhosa.
    eu morei lá por 4 meses bem ao lado da universidade pra mim foi um sonho e como vc bem diz o festival de samba deles é muito engraçado é apresentado próximo ao post bank. rsss
    já a comida por lá muito barata, taxi então nem se fala rss.

    gostei muito e pretendo voltar com minha família para morarmos lá.


    forte abraço quem sabe não nos encontramos por lá rsss.

    danke

    ResponderExcluir
  2. Oi, Italo!

    Que legal o comentário de alguém que já morou ai, não só de uma turista de final de semana como eu. A cidade é legal demais, mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Olá, o festival de samba foi uma idéia de uma brasileira casada com um alemão que mora aqui em coburg, a Nini Beiesdorf. Ele existe há 25 anos já e ano passado teve até olodum.

    ResponderExcluir

Visitas do Mundo Inteiro

Free counters!