terça-feira, 22 de junho de 2010

Um pouco da História do Castelo Neuschwanstein

Sete semanas após a morte do rei Ludwig II, em 1886, abriu-se ao público o Castelo de Neuschwanstein. O rei, com vontade de se aposentar, tinha construído o castelo para fugir da vida pública - o que em sua época era o seu refúgio, hoje tornou-se uma atração para o público e uma das mais visitas no mundo.
Atualmente o Neuschwanstein é um dos castelos mais visitados da Europa. Cerca de 1,3 milhões de pessoas visitam anualmente, "castelo do rei dos contos de fadas". No verão, se reúnem mais de 6.000 visitantes por dia para os quartos que eram destinados a um morador solteiro.
Os planos para o Castelo de Neuschwanstein, tomavam como modelo os desenhos encomendados pelo rei Ludwig II, da Baviera, a Christian Jank, e foram executados pelo arquiteto e sênior inspetor de obras públicas, Eduard Riedel, que já havia condicionado ao Castelo de Berg, o pai do Rei entre 1849 e 1851. O estilo foi transformado em desenhos por Jank, adaptando-se a vontade do rei, passando a ser, num primeiro momento, um pequeno castelo de cavaleiros conquistadores com os detalhes de um castelo gótico tardio "românico" monumental, cuja construção palaciana tinha cinco plantas lembrando o castelo de Wartburg. Assim, Neuschwanstein, que hoje, curiosamente em todo o mundo encarna o protótipo do "castelo medieval" por excelência, não é uma cópia de todo o edifício histórico, mas uma nova criação em sua composição, característica do historicismo arquitetônicos do castelo de Wartburg e prestações de pinturas medievais iluminadas. 

A idéia do castelo era de ser uma reconstrução, característica do romantismo tardio, o que irá reaparecer em 1883, com Luís II e com planos para o castelo de Falkenstein, que está ligada à idéia de um novo castelo do Cavaleiro Cisne, Lohengrin, o seu animal heráldico, o cisne, o Pai retorna para o castelo de Hohenschwangau, que em muitos aspectos, será a arte de preparação de Luis. O cisne também tinha sido o animal heráldico dos Senhores de Schwangau. Maximiliano II, considerando-se seu sucessor, aprovou o seu emblema. Seu filho o acompanhou, por isto é que o cisne também é exibido no Neuschwanstein heráldico, em parte, em combinação com escudos medievais do Conde Palatino do Reno, que ainda era nominalmente Luis II, o brasão real e de diamantes da Baviera. 







4 comentários:

Visitas do Mundo Inteiro

Free counters!