terça-feira, 1 de junho de 2010

Regensburg

Esta viagem não estava nos nossos planos, mas como foi assim... digamos... um presente do DAAD, nós fomos. O destino era mais um desses compromissos do DAAD do Lorenço como aluno internacional (desta vez a família estava incluída, e é claro que eu fui), me deu um peso na consciência por ter que faltar a aula de alemão, mas nem tanto assim para eu deixar de viajar.
O passeio foi uma daquelas descobertas supreendentes. Tínhamos lido rapidamente algumas coisas da cidade, havíamos gostado, mas achamos que iriamos cair novamente no mesmo esquema de viagem de cidades alemãs. Porém, nem tanto, por isso a surpresa, creio.
La ciudad es hermosa, tem um grande valor histórico para humanidade e uma variedade de pontos para se conhecer, porém todos a pé, o que torna o passeio muito mais interessante.
A primeira coisa que gostamos foi o hotel onde fomos instalados, para quem vem de uma série de hostels, o hotel era maravilhosamente confortável. Depois a galera que estava instalada ali, pessoas de todos os lugares do mundo, outros brasileiros e o café da manhã germânico maravilhosos também.

No primeiro dia na cidade tentamos cumprir os meus compromissos. Palestra de abertura, reunião com superiores, apresentação musical (um grupo de jazz da Uni-Regensburg, que tocou até Tom Jobim!) e o jantar. Baita jantar, no qual conhecemos brasileiros que também estão fazendo seu doutorado aqui, pessoas muito legais e em situações semelhantes a nossa. A noite, fomos pro hotel, mas com a certeza de que no dia seguinte a nossa programação destoaria, por assim dizer, da programação do encontro.

Segundo dia, acordamos e fomos conhecer a linda cidadezinha às margens do Danúbio/Donau, com sua bela ponte (que foi a primeira porta para o comércio entre o norte da Europa e cidades como Veneza, na Itália), seu gigantesco Dom e seus vários séculos de história. Ratisbona foi um povoado romano (e guarda até hoje a construção mais antiga que se tem registro na Alemanha, a Porta Praetoria, portão de entrada da época romana), e hoje é a capital da região alemã de Oberpfalz. A Day vai colocar umas fotinhos pra vocês... Nos encontramos com o grupo novamente à noite para, claro, aproveitar o jantar, a banda e fazer uns amigos colombianos, chilenos e falsamente argentinos! Que piadas! Foi muito divertido e deu para praticar espanhol e tirar umas dúvidas sobre a vida na Alemanhã.

A cidade à margem do Danúbio é linda, não sei dizer exatamente o que facina, mas tem um encanto especial e é bem diferente do que estamos acostumados a ver. A cidade é tão antiga que não consigo nem imaginar bem o quanto ela é antiga e o quanto de história ela já presenciou e fez parte, como por exemplo, as Cruzadas em busca da Terra Santa e do Caminho de Santiago de Compostela.
Regensburg como toda cidade alemã (desconfio) tem um Castelo, mas este ainda pertence a família, é privado e não pudemos entrar.

Foi em Regensburg também que tomamos a nossa primeira cerveja em temperatura ambiente, assim como eles fazem por aqui quando vão ao supermercado. Foi legal!
O final da festa foi memorável com nossos novos amigos colombianos, o povo animado! Dançamos, bebemos e comemos muito bem e trocamos muitas idéias sobre Brasil, Colombia e Alemanha.

1. A Rota Romântica é definitivamente um dos passeios mais encantadores de se fazer! Todos as cidade que estão no caminho tem o seu charme, por menores que sejam! Conheci Rotemburgo e Fussen, apenas. Ambas incríveis, entretanto!