segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Paris - Museé du Louvre - Museu do Louvre

Não é novidade que o Louvre é parada obrigatória em Paris. Mas vamos ser sinceros: é uma questão de escolha o quanto você quer ver de Paris e o quanto você quer ver do Louvre. Em uma viagem rápida a Paris, é impossível ver 1/3 do Museu. Simplesmente é gigantesco em todos os aspectos. Eu imaginei e fui preparada para o espaço físico ocupado pelo Louvre, mas só estando lá para ter ideia de como o prédio é enorme, longo e se não bastasse com vários andares. Então, já viu né? Prepare-se para andar, andar e andar lá dentro.

Dica para economizar tempo e pernas dentro do Louvre sem perder o que você mais quer ver!

Como nós fomos relativamente com pouco tempo para ficar em Paris, fizemos o seguinte (e é o que eu indico se você tiver pouco tempo e não for um grande especialista e/ou apreciador de arte). Se sabe o que há no Louvre para ver: ótimo! Se não sabe, dê uma olhada no site do Museu e escolha as coisas que mais deseja ver, se é cabeça-de-vento como eu, liste se necessário.  Se for mais metódico e gostar de mapas e plantas como meu marido, procure no site o mapa do local e já estude a posição das obras que deseja ver, isto pode evitar a perda de algum tempo e também economizar as suas pernas. Se não, tiver tanta paciência assim, tudo bem. Junto com seu ingresso você ganhará um mapa da planta do Museu  e a indicação da localização das obras "mais pops", como Mona Lisa, por exemplo. (Mapa disponível em alguns idiomas - não há em português, apenas em espanhol, inglês, francês, italiano e chinês). 
E se você gosta de improvisar nas viagens e ser levado pela multidão, esqueça tudo isto e apenas caminhe pelos salões, já será uma grande experiência! (Dica: se você se perder durante o passeio, siga o grupo de chineses, eles sempre sabem onde estão indo).

Entradas/Tickets para o Museu

Se souber exatamente o dia e hora que você quer estar no Louvre, compre seu ingresso pela internet através site do Museu e evite filas. Entre. 
Óbvio que como toda grande e famosa atração turística mundial, terá grandes filas, se quiser evitá-las compre seu ingresso antecipadamente ou esteja lá muito cedo. Outra dica, se der para encaixar no seu dia, é passar lá um dia antes do qual você pretende fazer a visita uns 15 minutos antes de o Museu fechar (que já não haverá filas para compra dos ingressos) e comprá-lo para o dia seguinte. 

Se você tiver cidadania européia e for estudante com menos de 25 anos, não precisará pagar ingressos. É uma lei na França para beneficiar estudantes, porém, não esqueça que terá que provar tudo isto na hora da compra do ingresso e da entrada, então,  não esqueça seu passaporte europeu e a carteirinha internacional de estudante. 
Fique atento ao site do Museu antes de ir visitá-lo, porque, quando fomos havia uma promoção que nas quartas-feiras e sextas-feiras após às 18h00 os ingressos passavam a ser vendidos pela metade do preço (para qualquer idade, nacionalidade, etc...) e o Museu ficava aberto até às 22h00.  Isto foi em Julho/2010. Hoje entrei no site do Museu e não encontrei mais está promoção. Fiquei de olho, pode ser que uma melhor apareça ou esta retorne. 


Feito isto, curta a visita! O Louvre é um museu de arte, mas para mim, ele tem toda a cara de museu de "história da humanidade", vale muito a pena! E claro, se você leu o livro de  Dan Brown, publicado em 2003 ou viu o filme "O Código da Vinci", não se esqueça de ir até o subsolo ver a famosa pirâmide invertida e não há como não lembrar do livro durante vários momentos do passeio pelo museu. 
Ah, pode-se fotografar dentro do Museu, desde que sem flash. 





11 comentários:

  1. Adorei o postal! Porque, porque, porque...? Muito Obrigada. Beijos

    ResponderExcluir
  2. PARIS!! Amo esssa cidade! É linda, é fashion e romantica...
    Quero visitar. T-T
    O Louvre é lindo d+
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Então, vai anotando as dicas ai e segue a gente! ;)

    ResponderExcluir
  4. Estando preparada com mapas e pontos principais relacionados, consigo observar as principais obras em 4 horas?

    ResponderExcluir
  5. Dependendo da quantidade de obras, da sua habilidade de locomoção com mapas e a posição de localização destas obras. Com certeza umas 5 você consegue observar com calma e rapidamente tudo que vai encontrar pelo caminho (é muita coisa!)

    ResponderExcluir

  6. Olá, tudo bem?
    Estaremos indo para Paris no dia 20 de dezembro no final da tarde. Queremos ir ao Louvre mas está meio complicado de comprar online. Vimos em uma dica de blog que no final do dia um pouco antes do museu fechar as filas são pequenas. Pensamos em comprar na sexta dia 21 para o dia 23 domingo. Isso é possível ou eles só vendem para o dia seguinte? Gostamos muito dos site!Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Daniela!

    Isto nós também não sabemos, mas acredito que sim. Só cuidado para que eles no confundam na compra acreditando que você quer um bilhete com validade de entrada para 2 ou 3 dias, que também é possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada mesmo assim! vamos tentar e ver o que dá!Abç,

      Excluir
  8. Oi, Daniela!

    Tente e nos conto como foi! Uma informação a mais sempre é bem vinda! Boa viagem e aproveite!

    ResponderExcluir
  9. Se você é como eu que deixou para a ultima semana para se organizar e tem uma emergência (do tipo romper ligamento do joelho) que te faz perder a valiosa semana e nao consegue planejar bem a viagem. Não se assuste com a fila, elas andam rápido. Pelo menos esta foi a experiência que tive com o museu.
    Dentro do museu, nao sabia muito bem o que procurar (sabia da monalisa claro), mas foi bom se perder um pouco la dentro e ver coisas inesperadas.

    ResponderExcluir

Visitas do Mundo Inteiro

Free counters!