terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

As 5 coisas que mais gostamos no Museu do Louvre

Bom, eu já fui sabendo o que gostaria de ver no Louvre, mas nada impediu que eu tivesse grandes surpresas no caminhando por seus extensos corredores, além daquilo que já esperávamos.


1°) Pirâmides: acho que a coisa mais legal foi estar na Praça Cour Napoleon e fazer aquela clássica foto com as Pirâmides e depois estar no subsolo e fazer a mesma coisa com a Pirâmide Invertida.
Esta pirâmides, que na verdade são 5: a Pirâmide principal do lado de fora, rodeada por outras 3 e a "La pyramide Inversée" são rodeadas de mitos, lendas que do meu ponto de vista, tornam-nas mais atraentes. A estrutura foi encomendada pelo presidente François Mitterrand e projetada pelo arquiteto Ieoh Ming Pei (norte-americano de origem chinesa), para dar uma revigora no Louvre e fazer algo que pudesse chamar mais atenção para o Museu, uma vez que o número de turistas em Paris era grande, mas não na mesma proporção ao número de visitas ao Louvre.
A obra ficou pronta em 1989, houve em 2009 as comemorações de 20 anos das Pirâmides (com exeção da Pirâmide Inversa que é mais recente). É de imaginar-se que uma construção como esta trouxe polêmicas, dividindo as opiniões entre: os que acharam que o arquiteto soube dialogar entre o moderno e o clássico e os que acharam uma afronta esta construção futurista diante da arquitetura clássico Castelo do Louvre.
Porém, a coisa que mais me chama a atenção na história das pirâmides, são as interpretações maçônicas sobre elas ou ainda lendas como a de que o número de vidros que compõem a principal pirâmide seria o número da besta 666, o que inclusive, já foi desmentido pelo próprio Museu que declarou que a Pirâmide tem 673 peças de vidro.


2°) Psique reanimada pelo beijo de Cupido, escultura do italiano Antonio Canova: esta é para quem gosta de mitologia e literatura. Eu conhecia superficialmente a história de Cúpido e Psique, mas quando vi a imagem, me apaixonei, ironia, não? A obra é linda, emociona. Psique com suas asas de borboleta. Se quiser ler sobre a lenda que inspira esta obra (e outras tantas, algumas que inclusive estão no Louvre também)
visite o site: http://www.brasilescola.com/mitologia/cupido-psique.htm

3°) Mona Lisa: esta é a principal atração do Museu e todo mundo sabe do que se trata. É também para onde todos os turistas correm, assim que passam a catraca da bilheteria e ao seu redor é a zona do empurra-empurra. Acho que alguém já deve ter falado para você que a Monalisa é bem menor do que você imagina, que há uma corda de segurança protegendo-a dos turistas e também um vidro a prova de bala, colocado logo após ao seu retorno ao Louvre (depois do roubo e anos de sumiço da Mona Lisa), um psicopata ter jogado ácido sobre ela, danificando a parte inferior da obra. Foram anos e anos de reforma e se não bastasse em 2009, uma russa maluca, jogou uma xícara vazia de café contra o quadro, a pintura desta vez não foi danificada, pois a xícara quebrou na proteção de vidro à prova de balas. Segundo as autoridades, a mulher só fez isso porque estava indignada após não conseguir a cidadania francesa. A russa foi presa imediatamente.




4°) Diana e a Vênus de Milo: no quarto lugar para mim há um empate. Por razões diferentes. Diana é importante de forma pessoal, origem do meu nome, e a história de uma deusa que por estas razões decidi acompanhar. Vênus de Milo pela própria obra e pela importância. Ambas são peças de mármores gregas.


                                Diana                                                                                        Vênus


5°) La Liberté guidant le Peuple, de Eugène Delacroix. Sempre gostei desta obra, desde o tempo dos livros de história do colégio, a Liberdade tem uma representação feminina. Desde sua exibição no Salão de Paris, em 1831. Simboliza democracia e da República da França .




Estas são minhas obras preferidas exibidas atualmente no Museu do Louvre. Que tal escrever aqui para nós quais são as suas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitas do Mundo Inteiro

Free counters!