quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Würzburg - Baviera - Parte I



Este passeio foi super divertido e energizante! Afinal, com a Anna Mei não tem tempo ruim!
Eu queria ir a Würzburg, mas o Lorenço já tinha ficado alguns dias lá, então, esperava uma oportunidade, uma vez que Würzburg não é longe de Bayreuth. Eis, que aparece a proposta desta carioca mais do que querida que queria dar uma volta durante as férias. E lá fomos nós...
Saímos bem sem compromisso e roteiro, a Anna é uma pessoa cheia das dicas e com os pensamentos (e as pernas a mil por hora), ou seja, tivemos um dia cheíssimo e muito divertido!
Eu tinha algumas dicas das visitas do Lorenço, li algumas coisas rapidamente na net antes e nos jogamos. Não queríamos acordar cedo, então combinamos de nos encontrar na Hauptbahnhof (Estação de Trem), por volta das 08:00. Compramos nosso ticket minutos antes da viagem, nas maquininhas da estação e já verificamos os horários de volta e imprimimos.  


A História de  Würzburg




Bom, estamos falando de uma cidade que iniciou-se provavelmente em 1000 a.C, com a ocupação celta, ou seja, uma cidade com MUITA história. 
A primeira igreja foi fundada em 702, por São Bonifácio, onde hoje está a atual Catedral, que começou a ser erguida em por volta de 1040-1060. Würzburg também possui uma das faculdade mais antigas do mundo, de onde sairam grandes pensadores como Wilhelm Röntgen, descobridor do Raio-X, e o  fisiologista Rudolph Albert von Kölliker. 
Em 1720 começaram os trabalhos de construção do Würzburger Residenz, palácio que substituiu a Festung Marienberg, enquanto residência do Príncipe-Bispo de Wurtzburgo, que em toda a sua história foi tomada apenas uma fez, em 1631, por Gustavo Adolfo II, da Suécia.  E também onde foram gravadas cenas do último filme, "Os Três Mosqueteiros", no qual Orlando Bloom é o Duque de Buckingham, e nós não o vimos por uns dias, logo iniciariam as gravações do filme e o PRÓPRIO Orlando Bloom estaria lá... :( Não o vimos.  (Eu assisti o filme depois, só para reconhecer e rever os lugares, mas é legal).
Só que o episódio histórico mais recente e muito lembrado emAl Würzburg, é do dia 16 de março de 1945, que durou 20 minutos, destruindo 85% de todas as construções da cidade, o bombardeiro realizado pela  Real Força Aérea, que quase apagou Würzburg da terra. O que mais impressiona, portanto, é que a cidade foi reconstruída com os mínimos detalhes de antes, quase imperceptível que é uma reconstrução com pouco mais de 60 anos, de monumentos que tinham como 900 anos. A única coisa que nos faz lembrar, é que é possível perceber nas bases de alguns edifícios a diferença de cor, pois, tudo que era original tentou-se manter na reconstrução, inclusive utilizar o mesmo material, quando possível, retirado dos destroços. 
Outra coisa que particularmente me chamou a atenção a respeito de Würzburg, é a tradição na produção de vinhos com grande qualidade (o que é muito dificil encontrar no país onde a cerveja é quase um bem nacional). Existe uma Casa Burquesa antiga, a "Stachel", uma espécie de Bodega, onde Goethe escreveu um poema, falando dos hábidos dos vinhos e que a partir dele eu descobri que na Franconia é comum misturar vinho com água na hora de beber. Ecaaaa! :(


Nosso Passeio

Bom, nós saímos da HauptBahnhof e nos direcionamos para a margem do Rio Main, caminhamos pela Rua Oberer Mainkai, até a Alte Mainbrücke (Ponte Velha do Rio Main), de onde se tem uma vista bem interessante do Festung Marienberg, uma grande e antiga fortaleza no alto da cidade. Nossa primeira parada foi no Alten Kranen (Antigo Guindaste), um símbolo muito importante para a cidade, uma vez que Würzburg tem um papel bem importante na comunicação marítima com o Mar do Norte e o Mar Negro, mesmo não sendo litorânea, porém, tendo o Rio Main com grande potencial de navegação e que corta o país. Esta parada no Antigo Guindaste foi muito legal pela vista que nos proporcionou, mas também pelas lindas fotos de chifrinho! :) 


6 comentários:

  1. Gata, so assim pra eu poder ver as fotos de Wuerzburg de mil anos atras!!! Saudades!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Visitas do Mundo Inteiro

Free counters!