quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Castelo de Praga e Arredores: Portões e Basílica de São Jorge



Mais uma Igreja dentro do próprio castelo, Igreja de São Jorge, porém não tão suntuosa desta vez quanto a Catedral de São Vito, a Basílica está ligada diretamente ao convento de São Jorge (ano 920), é um dos exemplares mais importantes de arquitectura românica em Praga. Assim dá para entender porque o Castelo é o maior do mundo... e porque Praga recebe o título da Capital das Cem Torres


Dica:

A basílica alberga a colecção de obras artísticas do período dos finais do século XVI até os finais do século XVIII. A exposição é administrada pela Galeria Nacional.


Outro fato curioso no Castelo é a história interessante dos Portões do Castelo. Ao final de uma das construções do Castelo (porque o Castelo é uma colcha de retalhos de épocas e estilos, sendo sempre modificado, ampliado e melhorados por seus soberanos). Ao final da construção, sabe-se lá porque cargas d'água, os construtores não foram pagos. Eles como vingança, ao concluir a placa que continha escritos em latim, ao invés de escreverem ANNO em latim (com dois N), escreveram ANO (apenas com um N, que em latim significava Ânus), o fato é que o erro (proposital ou não), foi percebido apenas séculos depois.





Outro fato que torna o portão interessante é a vista que se tem da cidade de dia ou a noite. MA-RA-VI-LHO-SA!

Por falar nisso, pode-se visitar o Castelo a noite sem problemas, apenas os cômodos não estarão abertos, mas a cidade e a Ponte Carlos iluminada vale a subida. Nós fomos e voltamos a pé e nos pareceu super seguro.



Dica:

Pela saída secundaria do Castelo, logo ao descer você encontrará uma Taberna que foi construída literalmente embaixo do Castelo em um estilo todo medieval, desde a caracterização dos atendentes, a decoração, o cardápio, um clima todo de época para quem gosta deste período medieval. Super interessante!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitas do Mundo Inteiro

Free counters!