sábado, 20 de março de 2010

Sprache

"Wer fremde Sprachen nicht kennt, weiß nichts von seiner einigen."
(Johann Wolfgang von Goethe)

Confesso que não sou a pessoa mais empolgada do mundo em viajar. Gosto, gosto muito, mas não com tanto afã quanto a Day. Mas a vontade dela me empolga, e a minha vontade de vê-la feliz faz com que entremos em movimento.

Gosto muito de situações novas, de culturas diferentes, de ver coisas semelhantes por ópticas novas, de perceber possibilidades novas. Mas acho que o que mais me encanta nessa vida de viajante são as possibilidades de aprendizagem, sobretudo de novos idiomas.

Sempre gostei disso, e sempre tentei me desenvolver nessa parte. Desde pequeno, buscava entender as palavras em outros idiomas que via pela frente. Na adolescência, as músicas e os quadrinhos me levaram ao inglês. Para o castellano/espanhol foi um pulo, moldado pela passagem da Day por Buenos Aires e por noites assistindo Los Peques. Aventurei-me pelo italiano, pra descobrir que tenho ele no sangue, mas preciso voltar a estudar. E, agora, descobrindo essa língua complexa, mas encantadora, que é o alemão.

Mas meu gosto por linguagens vai além. Mesmo sem compreender, gosto de ouvir meus colegas de turma na aula de alemão falando seus idiomas. Russo, mandarim, polonês, thai, linguas africanas, árabe, francês, turco...

Claro que nada disso diminui meu apreço pela minha língua materna. O português do Brasil é sobremaneira lindo, quando bem falado. E, de mais a mais, o poeta tedesco Goethe estava certíssimo na máxima que abre o post: "Aquele que não conhece idiomas estrangeiros, tampouco conhece o seu próprio".

Bom sábado. Prost!

(Se quiserem me seguir no twitter: @LNeckel)

2 comentários:

  1. Eu amo você, sabia???? Será que esse seu gostinho por línguas e linguagens ajudou vc a encontrar a sua esposa?????
    Achei linda essa frase: "Mas a vontade dela me empolga, e a minha vontade de vê-la feliz faz com que entremos em movimento".

    ResponderExcluir
  2. Puxa vida! Lindo2: tb achei belíssima a singela declaração de amor!

    "Mas a vontade dela me empolga, e a minha vontade de vê-la feliz faz com que entremos em movimento".

    ResponderExcluir

Visitas do Mundo Inteiro

Free counters!