sexta-feira, 4 de março de 2011

E, ai? Já está pronta sua fantasia para o Carnaval 2011?

Carnaval na Alemanha

É uma pena, mas este ano vou acompanhar o Carnaval do Brasil apenas por notícias na internet. Enquanto isto, tento descobrir mais coisas sobre o Carnaval na Europa e suas representações, além do Carnaval de Veneza.  E se realmente houver alguma coisa aqui na nossa pequena cidade da Baviera, fotografo e depois mostro para vocês. Lendo o site da cidade, ainda não entendemos bem o que os alemães por aqui entendem como "carnaval" e não estamos botando muita fé...  
A verdade é que haviam possibilidades de conhecer de perto o Carnaval Europeu: Veneza, claro (acho que é o primeiro que todos lembram); a cidade de Colônia aqui mesmo na Alemanha, pelo que entendi é o carnaval mais animado daqui e um que eu gostaria muito de ter ido, mas só caiu a ficha agora que estamos muito em cima da data em Lucerna, Suiça e me deu um certo arrependimento, porque eu e o Lorenço não somos os brasileiros mais autênticos e carnaval também não é o nosso forte e não nos empolgamos muito com a ideia de viajar pela Europa procurando uma festa de carnaval, principalmente por ter sangue brasileiro nas veias. Enfim... tarde demais... ficaremos com o Carnaval de Bayreuth, no mínimo boa cerveja terá. 
Uma outra coisa legal de estar aqui, é poder conversar de perto com as pessoas e ver como os estrangeiros, enxergam o Carnaval no Brasil, dê uma olhada neste link de um jornal da Inglaterra, por exemplo: http://www.guardian.co.uk/travel/2011/mar/04/riodejaneiro-brazil-carnival-videos

Para entender e Planejar melhor seu Carnaval no Brasil


Mesmo sendo brasileira, não cresci no meio de um barracão de Escola de Sambas e sempre tive um pouco de dificuldade para entender algumas terminologias carnavalescas: Enredo, Marchinhas, Samba da Exaltação e por ai vai e mais dificuldade ainda para classificar ou explicar claramente e com detalhes a diferença entre um Bloco de Carnaval, Carnaval de Rua, Frevo, Trio-Elétrico, Escola de Samba e as outras tantas variações... porém, quando comecei a trabalhar com estrangeiros, antes mesmo de morar fora do Brasil, tive que aprender direitinho porque sempre são curiosidades culturais recorrentes em sala de aula, como pode imaginar-se, por isto, aconselho o site do governo brasileiro: http://www.brasil.gov.br/sobre/cultura/carnaval, aqui você vai poder ler mais sobre este assuntos e se preparar melhor para quando aquele seu amigo gringo vier com aquela pergunta super confusa e estranha: qual é a diferença entre samba enredo e samba no pé? :) Além de ter um resumo sobre os eventos de Carnaval nas principais capitais brasileira e um breve histórico sobre o Carnaval e um link para ouvir Marchinhas de Carnaval, é super interessante, vale uma visita. 

História de outros Carnavais...

Mudando de assunto e passando para a folia, mesmo nunca ter sido adepta do carnaval, tenho uma confissão a fazer. O ano passado "enfiei o pé na jaca" e me entreguei a festança e foi bom demais! 
Como estava sozinha no Brasil, a maioria dos meus amigos haviam viajado para o interior e eu morria de vontade de pelo menos uma vez na vida sair em um Bloco de Carnaval organizado e de verdade (sim porque os de Urussanga não contam...) fui ver qual era. 

Tenho uma amigona, a Andreia, que mora em Santo Antônio de Lisboa, um lugar lindo de Florianópolis (para o qual no futuro dedicarei um post, com certeza) e este bairro tem um Bloco de Carnaval genial, começando pelo nome: Baiacu de Alguém, então, decidimos comprar o abadá, fomos aos últimos ensaios e caimos na folia e pulamos até os pés aguentarem.  Foi muuuuuito divertido, porque o clima do lugar ainda é de vila, mesmo tendo ficado mais popular nos últimos anos, é aquele lugar onde todo mundo conhece todo mundo e você acaba indo sempre convidado por algum manezinho que já participa do evento desde de sua fundação, como nós somos metidas, nós fomos na cara-de-pau e logo, logo, já nos sentimos integrada e decidimos que todo ano iríamos participar.  No primeiro ano, já furei, o.k!? Tô aqui em Bayreuth, porém, sem me preocupar porque estou sendo muito bem representada por um grupo de beldades e tigras, que esta minha amigona, Déia, acabou arrastando com ela. Vão sair até na Bateria da escola! Vai ser tudo de bom! 
Isto para mim já era o máximo!!!! Porém, feriadão no Brasil, tempo sobrando, decidimos em cima da hora que iríamos também ao Bloco dos Sujos (outra tradição de Floripa), um grupo de pessoas que se encontra no centro da cidade e onde a grande atração é a tradição de os homens se vestirem de mulher e sair pelas ruas se divertindo.  Mexemos no Baú da Déia e saiu uma princesa e uma mulher Maravilha das coisas dela, não me pergunte como... o final da festa, foi a gente a noite, mortas de cansadas entrando no mar de Santo Antônio de Lisboa de fantasia e tudo... 
E se tudo isto já não bastasse para uma foliã de primeira viagem, ainda rolou de sair no desfile das Escolas Campeãs da Capital, que minha outra super amiga Lelena, conseguiu a fantasia para mim e nós arrasamos de Mágicas! Tudo bem, sai na Escola Campeã, mas não era a minha Consulado, mais foi super animado igual. Ver o Carnaval estando na Passarela Nego Querido é outra história... E ainda tive público: Ana e Angela me esperando para desfilar de madrugada para tirar umas fotos. Ou seja, me diverti pra caramba com os amigos e tive todas as experiências em único ano!!! Agora o próximo projeto é subir para o Norte e Nordeste e saber como o Maracatu e o Frevo!!!!!! :)






Um comentário:

Visitas do Mundo Inteiro

Free counters!