segunda-feira, 26 de julho de 2010

Praga - Origem da Cidade

Castelo de Praga
Para tudo em Praga existe uma lenda, uma história, o que torna os lugares muito mais atraentes, mais curiosos, suas histórias nos envolve como uma espécie de encantamento. 

Centro
Uma antiga lenda checa conta, que a fama que chega até às estrelas profetizou para Praga a mítica princesa Libuše, que também especificou a localização da futura metrópole. Os históricos datam a origem da povoação no atual território de Praga da época neolítica. Na realidade, a história da cidade fica fortemente ligada ao Castelo de Praga, fundado a 870, que passou a servir de sede para os reis checos.

Castelo de Praga à noite

Para ter uma idéia do que este povo já viveu, de toda a cultura que carrega, acompanhadas de lutas, tragédias, vitória e perdas só uma passagem rápida por algumas épocas notáveis do passado:

Na primeira metade do século XIV, a cidade vive um crescimento grandioso, sendo transformada numa sede representativa do imperador e na metrópole do Império pelo Carlos IV, o Rei da Boémia e Imperador do Santo Império Romano da Nação Germânica. (Interessante ver alguns filmes famosos sobre este perido histórico ou a série The Tudors traz alguns episódios citando o Sacro Império Germânico).


Outro período importante da história de Praga data dos fins do século XVI. Durante o governo do notável monarca, Rudolfo II de Habsburgo, o Imperador do Santo Império Romano, à metrópole checa foi atribuído o papel do lugar onde se concentrava a vida política, social e cultural da Europa Central. Rudolfo é famoso também por ser apaixonado pelos mistérios do universo e ter investido muito em alquimia, magos, mágicos, astrônomos e ter atraido todo o tipo de "lunático" para Praga na época de seu reinado, financiando pesquisas. 




A história na história moderna e mais conhecida entre nós, em 1918, depois de terminada a Primeira Guerra Mundial, Praga foi proclamada a capital do estado recém fundado - da República Checoslovaca, em 1993 transformou-se na capital da República Checa. Depois da libertação dos 20 anos de Comunismo.Os pactos de Munique, de 1938, cederam a cidade e o país à Alemanha nazi até o final da segunda guerra mundial, quando a Checoslováquia passou para a órbita da união soviética. Em 1968 a cidade foi cenário do movimento popular que se tornou conhecido como Primavera de Praga, que resultou na invasão das tropas do Pacto de Varsóvia. As manifestações populares de repúdio à ocupação se multiplicaram e foram reprimidas com violência. Em 31 de dezembro de 1992, com a dissolução dos laços que uniam checos e eslovacos numa federação única, Praga deixou de ser a capital da Checoslováquia e passou a ser capital da República Checa.

Monumento que comeora os 20 anos da Revolução em Praga

Os primeiros cronistas boémios ligam a origem do nome do Castelo e mais tarde de toda a cidade (Praha em checo) ao facto de existirem muitas propensões, muitos declives no leito do rio Vltava, onde a água cai ruidosamente, e eles chamam-se prahy em idioma checo. Além dessa hipótese, há outras que apareceram nos últimos tempos, mas nenhuma delas parece acertada. 


Para terminar podemos citar as do famoso escritor austríaco, Gustav Meyrink, sobre o nome da capital checa? " "Praga não recebeu em vão o seu nome. Na realidade é um lugar onde a vida corre através duma propensão estreita entre a existência mundana e supramundana, e não há outro local onde esses dois mundos fiquem tão perto...“

Parada para descansar os pés

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitas do Mundo Inteiro

Free counters!