segunda-feira, 19 de julho de 2010

Praga. Prag. Prague. Praha.



Vhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!! Por onde começar a falar sobre Praga? 

É impossível descrever Praga sem diminui-la, sem deixar algo para traz, é uma experiência histórica, cultural, sensorial simplesmente I-N-E-S-Q-U-E-C-Í-V-E-L. Com diriam meus amigos argentinos: "Praga me encantó!". Foi uma relação de amor à primeira vista! Só sei que preciso voltar muitas vezes da minha vida aquele lugar, somente dois outros lugares (por enquanto) me causam este sentimento: Buenos Aires e a minha casa, claro! Cada um com sua razão de amor diferente, a razão de paixão por Praga é o ar de encantamento, como os contos de fadas e as histórias de ficção tem sobre a gente... sei lá, como eu disse antes, não dá para explicar! 

Primeiro Praga história, aliás o país República Tcheca, para quem gosta de história do mundo são volumes e volumes cheios... pra quem gosta de arte e arquitetura também, pra quem gosta de política e fotografia então... e pra quem gosta de tudo isto junto: enlouquece! Praga é considerada o paraíso dos arquitetos e fotógrafos, eu não sei nem um nem outro, mas admiro as duas artes, então já viu... nada menos do que 643 fotografias em 3 dias, vou tentar resumir aqui. Juro.



Vamos começar a introduzir, Praga: 

Praga é a mais importante cidade e a capital da República Tcheca/Checa (descobri que existe as duas formas em português). É centro político, econômico e cultural com um extraordinário bem conservado centro histórico. Praga de Pedra. Praga de Ouro. Praga Mágica. Praga das Cem Torres. Praga Mãe das Cidades. Praga Pérola do Oriente - cada um destes predicados que lhe atribuem realça cada um dos seus encantos. Nao caberia a possibilidade de definir Praga aqui, então vou tentar mostrar um pouquinho do que vimos e contar e explicar algumas coisas que aprendemos.



Segue então, uma tentativa de definir Praga, de um dos seus moradores mais ilustres e populares: "Praga não deixa a gente ir embora, esta velha tem garras." Franz Kafka.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitas do Mundo Inteiro

Free counters!