terça-feira, 24 de agosto de 2010

Arredores do Castelo de Praga: Mosteiro de Strahov



O Mosteiro de Strahov, da Ordem dos Premonstratenses foi fundado em 1143.
O conjunto das instalações do mosteiro fica concentrado à volta da Basílica de Nossa Senhora da Assunção – a antiga basílica românica de três naves, que não sobreviveu muito tempo neste formato, sendo reconstruída em estilo gótico depois de um incêndio de 1258. Depois de ter sido saqueada pelos hussitas  e longa decadência,  John Abbot Lohelia começou sua reparação e reconstrução em estilo renascentista. Lohelius sucessor, do abade Questenberg, teve a basílica estendida para o oeste e construiu uma nova fachada. No corredor sul foi adicionado Capela de Nossa Senhora de Passau.
Em 1742, a basílica foi novamente destruída, pelo bombardeamento francês em Praga. Reconstruída novamente pela orientação do arquiteto italiano A. Lurag, que modificou a fachada do edifício para um estilo barroco, o resultado é, essencialmente, a forma atual da basílica.
O lado ocidental da basílica está fechado para visitas e contém um coro e um órgão construído em 1774, onde em 1787, no decurso de uma visita a Strahov, Mozart teria improvisado alguns execuções.
Hoje, a nave da Basílica tem comprimento de 63 metros, 10 metros de largura por 16 metros. Nós não pudemos entrar no dia que visitamos o Castelo, porque no momento estava acontecendo um casamento. 

Biblioteca Strahov

O tesouro do conjunto é a rica biblioteca feita em estilo barroco. Suas coleções contêm 200.000 tomos, manuscritos e primeiras impressões de livros.
Uma coleção de valor raro na Galeria de Strahov. A visita do mosteiro pode incluir também o Gabinete de Curiosidades com as coleções de ciências naturais.

Mais uma lenda de PragaGaleria de Ciências Naturais:

Diz a lenda que quando o mosteiro montava sua coleção de ciências naturais, apareceram vários mercadores de muitas partes do mundo trazendo “animais exóticos” empalhados para vender aos monges, dizendo ser animais de outros continentes nunca vistos ou estudados antes, pelos quais os monges pagavam um bom dinheiro. Mais tarde os monges deram-se conta que muitos destes animais não passavam de uma farsa de uma combinação de animais mal feita, mal “costurados”, mal empalhados.
Por isto, visitando a galeria você vai encontrar muitos destes exemplares engraçados, segundo nosso guia. Não entramos porque teríamos que pagar um ingresso a parte e também porque perderíamos nossa guia. 
Enquanto ouvia isto, eu só podia lembrar da minha infância e da coleção de figurinhas da goma de mascar Ping-Pong que trazia imagens e combinações deste tipo. 

Curiosidades:

Lá há também a biblioteca dendrológica ou xilofílica. Cada tomo do total de 68 livros fabricados em 1825 apresenta um tipo de madeira. A capa do livro é feita da madeira da respectiva árvore, a lombada é da casca e de fetos, no interior há raízes, ramos, folhas, flores, frutos e, eventualmente, pragas. Que loucura, não?! Fica a dica para biólogos e ecologistas. Muito interessante!


Super Dica: 


Saindo pelo lado esquerdo Mosteiro, você vai passar por um muro e logo depois dele encontrar um restaurante e um mirante com uma vista IN-CRÍ-VEL de Praga a partir da colina, em uma perspectiva diferente da tradicional do Castelo. Tiramos muitas fotos linda ali e também neste momento nos perdemos do nosso grupo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitas do Mundo Inteiro

Free counters!