terça-feira, 17 de agosto de 2010

Ponte Carlos IV (Karluv most) - Centro de Praga


A Ponte Carlos IV (em checo Karluv most) é uma das principais atrações de Praga sem dúvida. É um lugar mágico e de onde se pode ter uma perspectiva linda da cidade e também uma linda vista do Rio Moldava (Vltava) e do Castelo de Praga. 
Responsável por ligar a Cidade Velha e a Cidade Pequena (Malá Strana), ou seja, o Centro Histórico e o Castelo de Praga desde 1357, foi durante muito tempo a única ligação entre estes dois pontos e também um rota importante para o comércio entre Europa Oriental e Ocidental. Porém, não importa muito o lado que você esteja, a vista é linda a partir de qualquer uma das perspectivas.
Foi construída em pedra, no ano de 1357, por ordem do Imperador Carlos IV, para substituir a antiga ponte de madeira, arrastada por uma enchente. E parece que foi bem feita, já que está lá até hoje, e já sobreviveu a diversas outras enchentes, inclusive a última grande e devastadora em 2003… Possui nada menos do que dezesseis pilares, 516 metros de comprimento, 10 de largura.

Lendas de Praga: 

Muitas lendas rodeiam a construção desta ponte, uma delas conta que para a construção desta ponte, o Imperador Carlos IV, reuniu três dos homens mais sábio de seu reino e lhes pediu que formulassem uma maneira de construir uma ponte que perdurasse por séculos e lhes ofereceu tudo que precisassem para chegar a esta resolução. Depois de muito tempo, e nenhum retorno, o rei Carlos IV foi questionar seus sábios pessoalmente, porque ainda não haviam chegado a nenhuma conclusão. Os sábios disseram precisar de umas garrafas de vinhos e que na manhã do dia seguinte chegariam a uma conclusão. 
No dia seguinte, anunciaram a brilhante idéia. O rei indagou: - Então, o que preciso para construir uma ponte indestrutível e um dos sábios disse:
- Leite. 
O rei surpreso: Leite ?
O outro disse: ovos! 
E o terceiro: farinha!
E havia um outro porém, a pedra fundamental deveria ser posta no dia e horários que formasse  uma linha ascendente e descendente com o a vértice em 9 (ano 1357, ao 9.7., às 5 horas e 31 minutos). 
Então, o rei ordenou imediatamente que seus servos percorressem todo o  reino em busca dos melhores ovos, farinha e leite e dessem inicio a construção da ponte, que foi finalizada somente no século XV, já sobre a tutela do Rei Venceslau. 
Lenda ou não, o fato é que em uma pesquisa em 2008, foram encontrado entre as pedras vestígios de farinha e ovos. 


Mas não trata-se apenas de uma Ponte gigantesca e resistente ela também contém em suas extremidades 3 torres, ou portões, que a deixam ainda mais bonita, consideradas uma das obras góticas mais bonitas preservadas do mundo pelos especialistas no assunto. Do lado da Cidade Velha, logo depois de passar a torre (no sentido Cidade Velha) há um largo com a estátua de Carlos (o Imperador), em frente ao lindo edifício da Universidade (fundada por… adivinhe quem ?! Carlos!). 


Do outro lado da ponte, estão as outras  duas torres. Outra torre gótica e uma menor, ao lado dela. As duas emolduram a cúpula da Catedral de San Nicolas, marco de Malá Strana e tem como pano de fundo o Castelo de Praga, com proeminência para as torres da Catedral de São Vito. Do qual falaremos muito mais tarde. 

Mas não dá para falar da Ponte Carlos sem mencionar suas estátuas – talvez o que a faça diferente de tantas outras. Em seus pilares repousam trinta estátuas barrocas, geralmente de santos ou de situações religiosas. Foram colocadas lá por volta de 1700, numa espécie de epidemia. Explico: uma associação, ou um nobre, resolve colocar uma estátua para homenagear algum santo. Logo outra associação, ou outro nobre, resolve oferecer outra estátua – para não ficar atrás do primeiro. Logo um terceiro tem a mesma idéia e, em poucos anos, não havia mais pilares disponíveis. Sorte nossa, que temos hoje um pequeno museu ao ar livre, que proporcionam ótimas fotos. Porém só mais tarde descobri, já de volta da viagem, que todas estas estátuas a partir de 1965 foram devagar removidas para o Museu Nacional e substituídas por réplicas perfeitas, para protegê-las e conservá-las, já que giram muitas lendas ao redor destas estátuas, e milhares de pessoas todos os dias tocam as estátuas, se apóiam e recebem milhões de clics. 



Mais uma das Lendas de Praga:

Uma das estátuas é do São João Nepomuceno (não conhecia este Santo ate então), uma vigário geral do Rei da Boêmia, Venceslau IV , que ouvia as confissões de sua Rainha Sofia. O Rei desconfiado de sua esposa, obrigou São João Nepomuceno a contar-lhe a confissão de sua Rainha, São João Nepomuceno se negou e como castigo o rei mandou matá-lo e atirar o corpo no Rio Moldava, em 1393. O mártir foi canonizado em meados do século XVIII .Hoje uma das 30 estátuas da ponte é a sua. No lugar exato onde teriam atirado o corpo, foi instalada uma cruz de latão com cinco estrelas. Logo abaixo  há também um relevo de uma mulher, um homem e seu fiel cachorro. Quem tocar o homem terá boa sorte, quem tocar o cachorro terá eternamente fidelidade e quem tocar a mulher (que representa a Rainha...) terá hummmm....bom.... na dúvida eu toquei os três! 


A ponte vive tomada de artistas de todos os tipos – pintores, retratistas, músicos, performáticos e turistas de todos os lugares do mundo, fotógrafos, arquitetos e tudo mais!
Nós ficamos curiosíssimos para ver a Ponte de Carlos IV no inverno, vimos fotos incríveis e prometemos que vamos voltar a Praga principalmente para caminhar nesta ponte coberta de neve. Às 05h00 da manhã! Será que teremos coragem de sair de baixo das cobertas?

Um comentário:

  1. Amei a lenda dos ovos! rsrs! Outra lenda que gostei quando li algumas coisas de Praga: O Golem. Muito interessante.

    ResponderExcluir

Visitas do Mundo Inteiro

Free counters!