quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Praça de Venceslau / Václavské náměstí

A praça que na verdade é uma Avenida grande, concebida como um dos centros magníficos da Cidade Nova fundada por Carlos IV em 1348 é o ponto mais importante da Cidade Nova, com o tradicional monumento eqüestre dedicado a São Venceslau, destacando-se ao fundo o Museu Nacional, construído em 1890. 


História moderna da Praça

Na memória da Praça de Venceslau ficam os mais importantes momentos da história moderna checa:
  • Nela foi proclamada a independência do Estado Checoslovaco em 1918.
  • Em 1945 foi ali anunciado o fim da Segunda Guerra Mundial.
  • Em 1969 dois estudantes checos, Jan Palach e Jan Zajíc, queimaram-se vivos na Praça, protestando dessa maneira contra a invasão da Checoslováquia pelas tropas do Pacto de Varsóvia.
  • Em Agosto do mesmo ano houve uma acção brutal da polícia contra a manifestação contra o primeiro aniversário da invasão.
  • Em Novembro 1989 as multidões reunidas na praça iniciaram a „revolução de veludo“, que acabou com o poder do regime comunista no país.
  • Curiosidades: Pode não parecer, mas a Praça tem mais de 800 m do seu inicio até o Museu Nacional.

O nome origina da Praça eral Mercado de Cavalos - revela a função original da praça. A última das feiras de cavalos ali realizadas decorreu em 1877. No local de feira houve também execuções de "bruxas", na parte de cima e de baixo da praça eram instalados patíbulos. Atualmente é o lugar das Feiras do Natal e da Páscoa.

Outra curiosidade é que cada cidade tem o seu local predileto onde as pessoas costumam marcar encontros. O de Praga é ao pé da estátua do São Venceslau. Se pretender marcar encontro com alguém no centro da cidade, e combinar o lugar „ao pé do cavalo“ ou „debaixo da cauda“, esteja certo, que a pessoa virá ao lugar certo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitas do Mundo Inteiro

Free counters!