quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Arredores do Castelo de Praga: Schwarzenberg Palace 1545 - 1955

Não se espante com o nome alemão. Um dos mais belos e bem preservados palácios renascentistas em Praga está situado perto do Castelo. O palácio é facilmente reconhecível por sua rica decoração em sgraffito preto e branco em suas paredes.

A construção teve início em 1545 (pelo Conde de Lobkowicz, o que deu ao local o primeiro nome de Palácio Lobkowicz), e foi concluída em 1955. Sim, isso mesmo. 410 anos. Tá gravado na fachada externa. Isso porque sua história (como a da cidade onde se localiza) é cheia de obstáculos, como o grande incêndio de 1541, que destruiu 3 grandes edifícios que ficavam no local e deram lugar ao palácio; e inúmeras invasões e revoluções, culminando na segunda grande guerra. Também teve vários donos, e desde o início do século XVIII, pertenceu a família alemã Schwarzenberg, que acabou dando o nome ao local (que, em checo, se chama Schwarzenberský palác). Com o final da guerra e a expulsão dos alemães que habitavam a cidade, o palácio passou às mãos do governo, e hoje sedia museus e exposições.



Outro bom motivo para a demora da construção é a complexidade. Sua ornamentação exterior é TODA feita por uma técnica chamada sgraffito. Consiste de camadas de gesso escuro recobertas por camadas de gesso branco, posteriormente esculpidas até atingir novamente a camada anterior escura, formando os desenhos em preto e branco. É muito bonito de se ver, mas ao perceber a extensão, a complexidade dos detalhes e os locais de complicado acesso (como abóbadas e tetos), se entende a demora...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitas do Mundo Inteiro

Free counters!