segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Praça da Cidade Velha II - Estátua de Jan Hus.

Jan Hus. Nunca tinha ouvido este nome até começar a planejar nossa viagem a Praga. Quando lia sobre os pontos turísticos, sempre que lia algo sobre a Igreja Nossa Senhora de Týn (post anterior sobre Praga), havia uma referência ao movimento Hussita e a importância desta igreja para com este movimento. Antes de ir conseguimos algumas informações na intenet, mas lá com a visita guiada esclarecemos as nossas dúvidas. 
Jan Hus um pensador e reformista religioso, fundador do movimento Hussitas (que leva seu nome), influenciado pelas ideias do inglês John Wycliffe, considerado um dos pioneiros na fundação da doutrina protestante. Hus foi excomungado em 1410, pela Igreja Católica , condenado pelo Concílio de Constança, foi queimado vivo


Praga, ou melhor, a República Tcheca é marcada por trágicas Guerras Religiosas, em um único lugar você pode encontrar Igrejas Católicas, Protestante, Sinagogas e outras lado a lado que hoje aparentemente convivem em paz neste território. Não é por menos que tendo este  passado sangrento religioso que hoje 70% da população da República Tcheca se intitula Ateu. 

O grande problema é que fomos em época de Copa do Mundo, se já não bastasse a multidão de turistas, ainda tinha telões e atividades promocionais na Praça e o coitado do Jan Hus estava em uma posição dificil de ser fotografado!

Hus resumidamente (porque religião não é um dos temas que domino) pregava o Sacerdócio Universal dos Crentes, no qual qualquer pessoa poderia comunicar-se com Deus sem a mediação sacramental e eclesial. Pensamento fundamentado a partir dos escritos teológicos de John Wycliffe que espalharam-se rapidamente pela Boémia, trazidos em 1402 por Jerônimo de Praga, renomado bacharel que havia estudado na Universidade de Oxford (onde Wyclif lecionara no século XIV) e que, mais tarde, tornou-se amigo e seguidor de Huss. 
O que é muito importante de se notar sobre (principalmente para nós agora vivendo na Alemanha e aprendo muito sobre a cultura por aqui) é que antes de ser queimado vivo na Praça da Cidade Velha, Jan Hus disse as seguintes palavras ao carrasco: "Vocês hoje estão queimando um ganso (Hus significa "ganso" na língua boêmia), mas dentro de um século, encontrar-se-ão com um cisne. E este cisne vocês não poderão queimar." Costuma-se identificar Martinho Lutero com esta profecia (que 102 anos depois pregou suas 95 teses em Wittenberg), e costumeiramente se costuma identificá-lo com um cisne
Por isto, hoje bem no centro da Praça da Cidade Velha, há uma estátua gigantesca em honra a Jan Hus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitas do Mundo Inteiro

Free counters!