quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Praça da Cidade Velha IV - Palácio Kinsky- Goltz / Palác Kinských



O Palácio Goltz-Kinskych não exatamente o que nós entendemos ou imaginamos de imediato quando dizemos Palácio, por isto que nos passou despercebido da primeira vez que olhamos a praça e não o encontrávamos como mostrava o mapa. Praga possui tantas construções monumentais que é muito fácil se perder e cometer erros como estes. 

Um close no Palácio

É uma em um tons brancos e rosados que acabam destoando dos tons de beges a marrom ou negro do restante da praça. Foi construído por Jan Arnost Goltz entre 1755-1765, no lugar havia dois hotéis. Após a morte do conde de Goltz, o palácio foi comprado pela família Kinsky, que permaneceu no palácio até 1945. O palácio continha uma valiosa biblioteca da família,  e agora abriga coleções da Galeria Nacional de Arte .

Há uma coisa que faz com que o palácio seja muito especial na Praça da Cidade Velha. Observe que o palácio não estão em uma linha com os prédios vizinhos, que se projeta um pouco para a praça. A lenda diz que a Câmara Municipal não queria permitir a posição especial do palácio. Então, Goltz, subornou três vereadores, a fim de obter a autorização. Com êxito. Quando outros vereadores perceberam a posição do palácio, ele já estava quase terminado e, portanto, ninguém queria destruí-lo. No entanto, Goltz foi levado a julgamento, porém ele tinha a autorização dos três vereadores na mão e foi liberado. Os três vereadores, no entanto, foram enforcados na frente do palácio. Essa lenda mais tarde foi desmentida, a situação real é que o arquiteto só seguiu a posição original dos edifícios anteriores.

Não é tão fácil localizar o Palácio ai no meio

O palácio está relacionado ainda com nomes de algumas pessoas importantes ou famosas.A escritor, Baronesa Bertha von Suttner, que foi a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel da Paz, em 1905, nasceu em Goltz - Kinsky Palace em 1843. O palácio serviu também como escola e universidade, contando com aulas de língua e gramática de alemão, onde seu mais ilustre aluno talvez tenha sido o escritor Franz Kafka. Seu pai tinha um pequeno quiosque no piso térreo do palácio e valorizava muito o ensino e queria garantir o melhor estudo para seus filhos para que tivessem uma vida mais confortável que a sua. 

Em 25 de fevereiro de 1948, Klement Gottwald, o líder do Partido Comunista da Checoslováquia, reuniu uma multidão em frente a este Palácio e foi a partir da sua varanda que informou ao país sobre o início da era comunista. No mesmo dia, mas 42 anos mais tarde, o presidente Vaclav Havel declarou que esta época havia acabado para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitas do Mundo Inteiro

Free counters!